Festival Pinto do Monteiro registra recorde de público na VII edição com grandes nomes da Cantoria de Viola


Os amantes do verso, da poesia popular e da cantoria de viola da região do Cariri, lotaram as dependências do palco principal para acompanhar a edição 2023 do Festival de Violeiros Pinto de Monteiro, que reuniu grandes nomes da cantoria do estado e da região Nordeste, em festival que foi realizado no último sábado (11), dentro da programação cultural da ExpoMonteiro 2023.

O festival é promovido pela Prefeitura Municipal de Monteiro, através da Secretaria de Cultura e Turismo e tem como objetivo homenagear um dos maiores nomes da poesia, o repentista Severino Lourenço da Silva Pinto, conhecido como “A Cascavel do Repente”, ou simplesmente Pinto de Monteiro.

A prefeita de Monteiro, Anna Lorena, disse que “Nosso intuito é fazer com que a memória de Pinto de Monteiro esteja sempre viva. Este evento tem o principal objetivo de homenagear este artista que carrega “Monteiro” no nome e rompeu as fronteiras do Nordeste através de sua arte em poesia”, concluiu.

História do Festival

O Festival de Violeiros Pinto de Monteiro foi idealizado pelo Jornalista e diretor do portal e da TV AgoraPB Chico Lobo no ano de 2010, ano em que foi realizada a 1ª edição tendo como palco o pátio interno do Posto Amigão do vereador e empresário Juracy Conrado, contando com o apoio dos deputados Assis Quintans e Carlos Batinga e dos amantes da cantoria que contribuíram para sua primeira edição, a exemplo de Dr. Nilo Feitosa, João de Siqueira Leite (in memorian) e Sgt. Murilo Costa, além de empresários da cidade que patrocinaram a realização do evento.

Com produção e apresentação de Felisardo Moura, as duas primeiras edições (2010/2011) reuniram os maiores nomes da cantoria, a exemplo de Raimundo Caetano & Ivanildo Vila Nova, João Paraibano & Sebastião Dias, Edmilson Santos & Renê Cavalcanti, Almir Ferreira & Zé Jabitacá.

Entre 2012 e 2016 o Festival não foi realizado por falta de patrocinadores, devido o alto custo de produção e também a falta de interesse de investimento por parte da Prefeitura Municipal de Monteiro, governada à época pela Baiana Ednacé Henrique.

O Projeto foi retomado em 2017, com a realização da 3ª edição na gestão da atual prefeita Anna Lorena, sendo realizado nos anos seguintes de 2018 (4ª edição) e 2019 (5ª edição), com apoio total da Prefeitura, sendo suspenso durante o período da pandemia (2020/2021) e voltando com força total em 2022 (6ª edição) e nesta 7ª edição, com registro de recorde de público, a população de Monteiro confirmou seu amor pela arte popular da cantoria de viola.

Veja o vídeo do VII Festival Pinto do Monteiro




Veja alguns vídeos da II Edição em 2011





Compartilha via Whatsapp

Sobre Chico Lobo

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook