Brasil vive a “pandemia dos não vacinados”, que lotam as UTIs em todo o País


O programa Fantástico, da Rede Globo, apresentou na noite deste domingo (06) uma reportagem especial mostrando os motivos pelos quais a pandemia voltou com força nestes últimos dias, lotando hospitais e suas UTIs e preocupando autoridades sanitárias no Brasil e em várias partes do mundo.


O programa apresentou como motivo maior o fato de muitas pessoas não terem se vacinado. No caso do Brasil, em grande parte devido às fake news que inundam, todos os dias, nossas redes sociais, chegando facilmente aos lares e confundindo a cabeça de pessoas que, historicamente, nunca duvidaram da ciência e nunca questionaram qualquer vacina que tenham tomado na vida.


A reportagem mostrou que o Brasil vive, hoje, a “pandemia dos não vacinados”, pois são justamente estas pessoas que enchem as UTIs em todo o país. Diretores de hospitais em várias cidades ouvidos pelo programa afirmam que, em média, mais de 80% dos pacientes internados apresentam esquema vacinal não completo ou não se vacinaram.


Diante desta realidade, o programa apresentou casos de pessoas que não se vacinaram, pegaram Covid-19, foram internadas, tiveram que ir para a UTI e acabaram morrendo. Dados apresentados pelo Fantástico em relação aos óbitos registrados nos últimos 3 meses em uma importante unidade hospitalar referência para a Covid-19 em São Paulo mostraram que 85% dos pacientes que evoluíram para óbito não tinham a vacinação completa.


Outras pessoas, entretanto, tiveram maior sorte e saíram com vida, afirmando que se sentem arrependidas por terem ido na onda das fake news e não se vacinado. “É muito frequente as pessoas (que chegam aos hospitais com Covid) contarem que não estão vacinadas. Bate o arrependimento e bate a vergonha”, disse um diretor de uma renomada rede de hospitais ouvido pelo programa.

 

O Outro Lado – O programa mostrou também o lado dos que se vacinaram e citou como exemplo bem sucedido a cidade de Botucatu, em São Paulo, distante 235 km da capital. A cidade é considerada um modelo de vacinação em massa graças a um esforço feito no ano passado para imunizar toda a população.


Os dados de Botucatu mostram que 91% dos moradores da cidade já tomaram as duas doses da vacina contra a Covid-19 e 70% já tem a terceira dose, ou seja, a de reforço. O resultado desta realidade é que houve uma queda significativa nas internações por conta da Covid. Só de UTI a queda foi de 95%.


De acordo com o secretário de saúde de Botucatu, apesar de os hospitais estarem cheios, uma realidade do Brasil atual, os casos, em geral, são de menor gravidade para quem se vacinou.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Chico Lobo

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook