Bolsonaro diz que economiza luz “desligando” piscina movida a energia solar


O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), disse, na tarde desta quarta-feira (25/8), que economiza energia no Palácio do Alvorada e que desligou os aquecedores da piscina presidencial. O local, no entanto, tem aquecimento por energia solar desde o governo de FHC, em 2002.


Durante chegada à residência oficial, Bolsonaro recebeu um coral de músicos evangélicos e os convidou para entrar. Quando o grupo entrou e começou a elogiar o ambiente, Bolsonaro disparou: “Olha a gente tá economizando energia, as luzes ficam apagadas. Tem aquecedor na piscina e a gente desligou”, justificou.


O chefe do Executivo aproveitou para desabafar com os integrantes do coral. “Não é fácil, por conta das pressões pra colocar gente que fosse defender grupos mais variados possíveis. Estamos na maior crise hidrológica dos últimos 91 anos, parece que estou sendo testado, né?”, refletiu. “Nunca se viu uma seca como essa. Vou ser obrigado a declarar bandeira vermelha, pra pagar energia mais cara.”


A falta de chuvas tem causado desabastecimento dos reservatórios das hidrelétricas. O baixo nível das bacias pode levar a uma situação de estresse elétrico e até mesmo a apagões.


Para se ter dimensão da escassez de água nas bacias das usinas, um quarto dos reservatórios das hidrelétricas está com nível abaixo de 30%. Dez dos 39 reservatórios estão no limite da reserva.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Chico Lobo

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook