TREMEMBÉ II: Conheça o Presídio que abriga os criminosos mais famosos do Brasil


O presídio de Tremembé 2 (Penitenciária "Dr. José Augusto Salgado"), localizado na região do Vale do Paraíba, em São Paulo, é uma unidade diferenciada. Conhecida como a penitenciária dos detentos famosos, o local abriga presos por crimes de grande repercussão, e pessoas que pelo cargo ocupado não podem ser misturadas com presos comuns.

“Eles têm essa prisão especial para que não haja rejeição junto à população carcerária comum. É uma medida de segurança", explicou o coordenador de Execução Penal da regional de Taubaté da Defensoria Pública do Estado, Fabrício Quintanilha.



O pai da menina Isabella, Alexandre Nardoni, o médico Roger Abdelmassih, acusado de abusar sexualmente de mais de 60 ex-pacientes e os irmãos Cravinhos, condenados pela morte dos pais de Suzane Von Richtoffen, dividem a mesma penitenciária, que tem capacidade para 319 presos em regime fechado e no anexo semi-aberto.

“Esse tipo de preso não pode ser misturado com presos comuns. Eles poderiam ser linchados e até mortos”, disse o agente de segurança penitenciário Daniel Grandolfo, que já conheceu o presídio. “É uma cadeia bem tranquila. Não há facções e os presos têm excelente comportamento”.

As normas internas de disciplina e segurança são semelhantes às dos outros presídios do Estado. Mas a população carcerária é diferenciada. A maioria dos 366 presos de Tremembé 2 possui ensino médio e nível superior. São advogados, juízes, promotores, funcionários públicos que convivem em celas de baixa população e até podem trabalhar para diminuir a pena.

A cada três dias trabalhados, um é descontado com a remissão penal. Há serviços por escala na cozinha, lavanderia, rouparia, marcenaria, barbearia e manutenção do prédio. A unidade tem oficinas de corte, costura, reforma de carteiras escolares oferecidas pela Funap (entidade de auxílio aos presos) e duas oficinas de usinagem e montagem de torneiras.

Para o lazer, uma academia de ginástica construída pelos próprios presos, com canos de ferro e latas com cimento, além de um campo de futebol. Os detentos também podem fazer cursos de inglês, música instrumental e informática básica e participar de cultos religiosos em um templo ecumênico.

Segundo a página eletrônica da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) do Governo do Estado de São Paulo a Penitenciária “Dr. José Augusto César Salgado” de Tremembé, conhecida como PII, vem sendo foco da mídia nos últimos tempos e a curiosidade em saber por que o destino de presos de grande comoção é o mesmo, talvez seja respondida com a definição do perfil desta unidade diferenciada.

Atualmente a unidade prisional abriga presos em regime fechado. Localiza-se na região do Vale do Paraíba e destina-se, por decisão da Secretaria da Administração Penitenciária - SAP, a custodiar presos que, independentemente do grau de periculosidade ou do crime cometido, não podem conviver com outros presos, às vezes por funções que ocupavam quando em liberdade, outras por casos de crimes de clamor público, geralmente de grande repercussão na mídia.

É dever desta Pasta, conforme prevê a Lei de Execuções Penais, preservar a integridade física e moral dos condenados e dos presos provisórios. No caso específico da P II de Tremembé também impedir que os presos sejam vítimas de extorsões ou outros tipos de abusos.

Apesar de ser uma unidade diferenciada, a PII opera seguindo normas de segurança e disciplina aplicadas a todas as unidades prisionais paulistas de regime fechado.

Trabalho

Na P II de Tremembé trabalham atualmente 263 presos, o que equivale a 75% da população carcerária da Unidade. São três oficinas da Funap (Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel): corte, costura, reforma de carteiras escolares e duas oficinas privadas de usinagem e montagem de torneiras. Na Penitenciária também tem trabalho nos setores de cozinha, lavanderia, rouparia, marcenaria, barbearia e manutenção predial, contando com serviços de pedreiros e pintores.

É importante enfatizar que as empresas que firmam parcerias com as unidades prisionais não realizam apenas um trabalho de mão-de-obra visando apenas o aspecto financeiro, mas sim, um maravilhoso investimento de cunho social, acreditando e colaborando com a ressocialização dos reeducandos.

Os benefícios para os presos que trabalham vão além da remição de pena, para cada três dias trabalhados, um é descontado.

Estudo

Por se tratar de uma unidade diferenciada, os níveis culturais dos presos estão acima da média da população carcerária em geral, pois a maioria possui ensino médio e nível superior. Portanto, no curso regular a Penitenciária conta com 4 alunos na alfabetização, 29 no ensino fundamental e 20 no ensino médio.

A PII de Tremembé possui também cursos de inglês, música instrumental e informática básica.

Atividades Culturais

Além do coral e do grupo de teatro, a Unidade possui uma sala de leitura, com aproximadamente cinco mil livros, todos cadastrados e à disposição dos presos e funcionários.

Atividades religiosas e Lazer

O templo ecumênico foi construído com ajuda da comunidade e dos internos da PII, local onde os presos recebem assistência religiosa.

Os presos construíram uma academia de ginástica, improvisada com canos de ferro e latas com cimento. Um local muito disputado nas horas de lazer é o campo de futebol.

Outra área interessante é o pavilhão de eventos, onde os internos recebem seus familiares nos finais de semana e o pavilhão de visitas, uma área livre completamente decorada com figuras infantis, pintadas de diversas cores, tornando o ambiente mais leve, principalmente para as crianças.

Rebeliões e Fugas

Desde o ano 2000 a P II de Tremembé não registra rebeliões ou fugas.

Breve Histórico

O Instituto de Reeducação de Tremembé foi fundado em 26 de agosto de 1955, em substituição à extinta “Fazenda Modelo”, da também extinta Seção Agrícola da Penitenciária do Estado, localizada no bairro do Uma, município de Tremembé. Na época da instalação, o antigo IRT abrigava presos que cumpriam medida de segurança detentiva.

Com o surgimento da Lei de Execução Penal, Lei 7.210/84 e alteração do Código Penal – Lei nº 7.209/84, foi extinta a medida de segurança detentiva para presos imputáveis ficando restrita aos presos inimputáveis. Dessa forma o Instituto de Reeducação passou a denominar-se Penitenciária “Dr. José Augusto César Salgado” de Tremembé e a contar com presos em regime fechado. De lá para cá também abrigou presos em regime semi-aberto. Hoje, conta com uma população diferenciada, provisórios e condenados.

veja o vídeo exibido no Fantástico em 15 de Julho de 2018








Fontes: 

Claudionéia Ap.Veloso Santos.

eBand Jornalismo

Fantástico G1



Compartilha via Whatsapp

Sobre Chico Lobo

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook