Programa de Residência Médica do Trauma de João Pessoa é destaque nacional

O programa de Residência Médica desenvolvido no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, subordinado à Comissão de Residência Médica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem se consolidado, cada vez mais, no âmbito nacional, como polo formador de profissionais. Em nove anos, mais de 430 especialistas foram formados, tornando a unidade de saúde uma matriz das especialidades na Paraíba.

Os formandos do Programa de Pós-Graduação em Ortopedia e Traumatologia, desenvolvido pela SES no Hospital de Trauma, obtiveram 100% de aproveitamento, segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT, o que significa que todos os residentes da instituição são aprovados com mérito no Teste de Avaliação dos Residentes em Ortopedia – Taro.

Como prova de reconhecimento, a Sociedade homenageou a instituição, por meio do ortopedista e preceptor da residência, Nilvan da Silva Linhares, no 11º Fórum de Preceptores SBOT voltado para preceptores de todo o Brasil. “Foi uma grande honra receber essa linda homenagem, pois sabemos que todos os profissionais que se formam no Hospital de Trauma têm capacidade técnica para trabalhar em qualquer instituição do mundo”, ressaltou.

O coordenador da Comissão de Residência Médica da Paraíba (COREME), Gualter Ramalho, destacou que a conquista é resultado de um trabalho que tem o apoio dos instrutores e colaboradores, diretores da rede hospitalar estadual, com destaque para o Hospital de Trauma, além do Centro Formador de Pessoal para a Saúde e, em especial, da SES.

Além da pós-graduação em Ortopedia e Traumatologia, o programa de Anestesiologia também apresenta resultados similares, com a aprovação nas provas de título da totalidade dos seus formandos. “Não nos custa lembrar que os nossos programas receberam uma menção honrosa dos Ministérios da Educação e Cultura, outorgada, por unanimidade, na plenária de dezembro de 2013”, acrescentou Gualter Ramalho.

De acordo com o diretor geral do hospital, Leonardo Leite, é um orgulho ser parceiro das universidades. “Para nós, que fazemos parte desta instituição, é uma grande honra receber o reconhecimento de Sociedades Brasileiras que regem as especialidades com programas de Residência Médica em nosso serviço. Somos um hospital sólido, com profissionais de excelência, que serviu e serve de escola para a formação em saúde. A população da Paraíba é quem sai ganhando com todas estas premiações e reconhecimentos, pois nos dá a certeza que inovamos no melhor e no que existe de mais moderno no cuidado da saúde”, ressaltou.

Residência - A Residência Médica constitui modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por formação em serviço, destinada a médicos formados em escolas médicas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e estrangeiros que preencham os requisitos exigidos no Manual da Residência e na Legislação Brasileira, com diploma devidamente revalidado.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Chico Lobo

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook