MONTEIRO: Rede Municipal de Monteiro prepara alunos de 5º e 9º ano para prova SAEB

A maior edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) será aplicada pelo Inep entre os dias 14 e 25 de outubro, em escolas públicas de todo país. A avaliação externa em larga escala, realizada pelo Inep desde 1990, deverá ter público recorde na edição de 2019. Os resultados permitirão compreender melhor a realidade das escolas e das redes municipais e estaduais de educação. Ao medir o aprendizado dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, o Saeb subsidia o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Em preparação para a avaliação Nacional da Prova Saeb, as turmas do 5° e 9° ano participarão na próxima sexta-feira, dia 16, no Centro Cultural Alexandre da Silva Brito e no Teatro Jansen Filho, da I Bisurada da Rede Municipal de Ensino de Monteiro.

As aulas acontecerão com professores experientes que já realizam o evento na cidade de Campina Grande. Muitas dicas importantes serão repassadas aos estudantes que de forma descontraída poderão experimentar mais esta novidade preparada pela Secretaria de Educação de Monteiro.

“Acreditamos que este ano, assim como no ano passado, conseguiremos novamente exceder a meta. Nossos alunos estão sendo bem instruídos e temos a certeza que os frutos do trabalho da equipe docente será colhido com muito sucesso. A Rede Municipal consegue enxergar a potencialidade das nossas crianças e buscamos sempre incentivar a evolução das mesmas. Sabemos que construímos uma nova realidade a partir das crianças e a partir da educação que recebem, e temos cuidado muito bem dessa questão”, exprime a secretária da pasta, Ana Lima.

Saeb – O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) permite produzir indicadores educacionais para o Brasil, regiões, Unidades da Federação e, quando possível, para os municípios e escolas. O sistema de avaliação externa de larga escala também permite avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada nos diversos níveis governamentais; subsidiar a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas em educação baseadas em evidências; e desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional. 

O Saeb recorre a questionários e provas para avaliar várias dimensões de qualidade da Educação Básica que se inter-relacionam para promover percursos regulares de aprendizagens com vistas à formação integral dos estudantes brasileiros. Os resultados do Saeb, combinados com dados do Censo Escolar, permitem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).


Público-alvo – Os testes de Língua Portuguesa e Matemática e questionários serão aplicados para estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. 
Uma outra amostra de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas, responderá a questionários e aos novos testes de Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Chico Lobo

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook