CEDC abre programação alusiva à Semana da Mulher na Capital

O Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), que integra a rede de  serviços de saúde do Governo do Estado, abriu na manhã desta terça-feira (12) as atividades alusivas à Semana da Mulher. Às 9h foi oferecido um café da manhã aos servidores e pacientes.

A programação tem continuidade ainda a tarde com música ao vivo para as mulheres. Na manhã desta quarta-feira (13), serão realizadas rodas de conversas com as mulheres e acontecerão dinâmicas nos dois turnos com a participação das Gerências e Chefias da Secretaria de Estado da Saúde e as coordenações do CEDC.

A programação será encerrada na quinta-feira (14) com a realização de exame clínico da mama e agendamento de mamografias Também serão ofertados 20 exames de ultrassonografia mamária e  20 exames citopatológicos do colo do útero.

Roseane Soares da Nóbrega Machado, diretora geral do CEDC, destacou o trabalho que o  serviço realiza no diagnóstico do câncer na Paraíba. De acordo com ela, o CEDC recebe todos os dias pacientes de várias cidades dos interior da Paraíba que chegam busca de atendimento especializado. “Temos nos esforçado para oferecer um atendimento cada vez mais qualificado e humanizado a todas as pessoas que nos procuram e em datas alusivas à mulher sempre realizamos atividades para lembrar e destacar o quanto somos importantes na sociedade como também conclamamos para lutar por mais espaço”, enfatizou.

A diretora administrativa do CEDC, Morgana Queiroga destacou a importância da mulher na sociedade. “Conseguimos conquistar muitos espaços que antes eram exclusivos do homem, mas a nossa luta não terminou, pois o caminho  é longo e temos que acabar com essa história de que mulher tem que ser submissa ao homem, pelo contrário, temos que nos valorizar e  lutar  para conquistar novos espaços na sociedade a cada dia”, destacou.

A técnica de enfermagem, Antônia Marinalda da Silva, do município de Jacaraú, esteve na manhã desta terça-feira no CEDC para fazer uma biópsia da mama. ‘Fiquei surpresa com esse café da manhã e acho muito importante ações como essa, pois mostram o reconhecimento pela mulher”, destacou.

A aposentada Margareth de Azevedo Viriato Martins, do município de Mamanguape, lembrou que há 20 anos faz tratamento pelo CEDC, quando o órgão ainda funcionava na avenida João Machado. “Todas as vezes que eu chego aqui em busca de atendimento, sou muito bem recebida por toda equipe, desde a recepção até os médicos”, destacou a aposentada, que foi para uma consulta em mastologia e disse que ficou lisonjeada ao ser homenageada com  um café da manhã.

A funcionária Pública, Rita de Cássia Farias, do município de Caaporã,  esteve nesta terça-feira (12) pela primeira vez em busca de atendimento no CEDC. “Vim para uma consulta com a mastologista e confesso que fiquei surpresa com o atendimento que recebi de toda a equipe. É um ambiente muito aconchegante, cheio de vida e acolhedor”, destacou.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Chico Lobo

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook