Fundac promove comemorações natalinas e entrega certificados de cursos aos socioeducandos

As festividades natalinas nas unidades socioeducativas começaram e, nos últimos dias, um misto de amor, fraternidade e solidariedade vem envolvendo jovens, adolescentes, familiares e todos os que fazem o trabalho socioeducativo nas unidades para cumprimento de medidas do Estado. Durante as comemorações, também são entregues certificados aos jovens que concluíram cursos profissionalizantes.



A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), por meio da diretoria técnica e do eixo Abordagem Familiar e Comunitária, deu início às atividades na sexta-feira (14), na Semiliberdade (João Pessoa) e no Centro Educacional do Adolescente – CEA (Sousa). Durante todo o final de semana, foi a vez do Lar do Garoto e Abrigo Provisório (Lagoa Seca).



Segundo Cida Pereira, coordenadora do eixo Abordagem Familiar e Comunitária, as atividades realizadas com os socioeducandos e familiares têm como principal objetivo proporcionar momentos de integração. “Esta é a melhor forma de fortalecer os vínculos familiares que estão fragilizados. Além disso, garantimos ao socioeducando a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA no seu art. 04”, explicou a coordenadora.



“O trabalho de fortalecimento dos vínculos com as famílias é fundamental durante o processo de internação do adolescente e do jovem, nas unidades socioeducativas do Estado. A função do eixo Abordagem Familiar e Comunitária é justamente esse, garantir sempre um melhor atendimento, de forma que ocorram as mudanças e a fomentação de um novo projeto de vida”, acrescentou Cida Pereira.



Na Semiliberdade os jovens e seus familiares foram acolhidos pela equipe técnica e pedagógica da Fundac e da unidade socioeducativa, além da direção da Casa e do presidente da Fundação, Noaldo Meireles, que juntos ao comando do 5° Batalhão da PM e de uma equipe de louvor da Betel, levaram a palavra, e a reflexão a todos os presentes. “É um momento de refletir sobre o que verdadeiramente significa o Natal. É rememorar o nascimento de nosso salvador Jesus Cristo, o respeito, a família e o amor ao próximo. Momento de celebrarmos a vida e a esperança junto a todos aqueles que amamos”, disse Davi Lira, diretor da Unidade.



Durante a comemoração na Semiliberdade, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a uma encenação de um grupo de socioeducandos coordenados pela professora Dian que, ao lado dos demais professores da Escola, realizou uma exposição dos desenhos natalinos feitos pelos internos. Ainda durante a atividade, três socioeducandos foram certificados pelo curso de Auxiliar de Panificação, realizado pelo programa Escola Cidadã Integral da Paraíba.



No Centro Educacional do Adolescente – CEA (Sousa) os socioeducandos, familiares e funcionários, junto à equipe da diretoria técnica da Fundac e a Nadja Abrantes (diretora da unidade), viveram momentos de união e celebração da vida, com muita música, poemas e reflexões. Na ocasião, 12 jovens receberam certificação do curso de Instalação Elétrica e 06 do curso de Ferramentas da Microsoft, Word, Excel e PowerPoint. Aos participantes foram entregues lanches e panetones.



Já no Lar do Garoto, as atividades foram divididas em dois dias, o sábado (15) foi destinado aos socioeducandos da provisória e o domingo (16), aos que já vêm cumprindo medidas de internação definitiva. A confraternização contou com a presença da equipe técnica (coordenada por Socorro Carvalho) e pedagógica (coordenada por Luzivone Lopes), além da direção da Unidade, da diretora técnica da Fundac, Waleska Ramalho, e do presidente, Noaldo Meireles. Além de música e momento de reflexão, os participantes lancharam, receberam panetones, lanches e cestas básicas.



“Foi um final de semana de muitas alegrias no Lar do Garoto. Festejamos o Natal da Fundac com toda a internação (definitiva e provisória) da Unidade e seus respectivos familiares. Minha gratidão à Instituição pelo grande apoio e suporte de sempre, como também a todos os técnicos, professores, oficineiros e agentes socioeducativos que, com excelência, proporcionaram dias maravilhosos”, disse Luiz Antônio, diretor do Complexo que teve 31 socioeducandos certificados no curso de Instalações Elétricas e 33 no curso de Tecelagem.



Durante as comemorações, o presidente da Fundac, Noaldo Meireles, fez uma breve reflexão sobre o verdadeiro significado do Natal, e sobre a valorização da família e do sentimento de solidariedade entre as pessoas. “Este é o momento de agradecer e superar as dificuldades do dia a dia. Aqui não é um espaço de permanência, e sim de passagem e que tudo isso vai passar e vocês precisam olhar para frente e retomar a vida lá fora, junto aos seus familiares que, independente dos erros, não irão abrir mão de vocês”, disse Noaldo.



Para que as comemorações aconteçam, a coordenadora do eixo Família da Fundac vem contando com o apoio e participação de todos os eixos da diretoria técnica. “O eixo tem a responsabilidade de articular e organizar a realização de atividades e para que elas tenham um resultado positivo, a equipe vem contando com o apoio da presidência da Fundac, da direção da  Escola Cidadã Integral das unidades socioeducativas, das equipes técnicas, dos eixos estratégicos e diretorias e agentes socioeducativos, sobretudo da diretora técnica, Waleska Ramalho, que não mede esforços para que as atividades aconteçam”, falou Cida.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Chico Lobo

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook