Programa de inseminação favorece pecuária bovina de pequenos criadores

O programa de inseminação artificial do rebanho bovino para agricultores familiares na região de Pombal, executado com assessoramento da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PB), empresa da Gestão Unificada que integra a Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, e a participação de outros parceiros, está favorecendo a pecuária leiteira e, com isso, trazendo a possibilidade de aumento da produção do leite e, consequentemente, mais renda para os beneficiados.



Tendo as atividades iniciadas há cinco anos, o programa atende a dez criadores em municípios da região de Pombal, que passarão a ser multiplicadores a partir dos futuros reprodutores e matrizes que nascerão dessas inseminações assistidas. Os pequenos criadores têm, em média, de 5 a 29 cabeças de animais em suas propriedades que, atendendo as recomendações técnicas da Emater, mantêm estratégicas de armazenamento em silos de ração para alimentação dos rebanhos em períodos de longas estiagens.



Os trabalhos de inseminação têm o acompanhamento do assessor estadual Alberto Salgado Bandeira, com supervisão de Leonar de Souza, e já começam a apresentar resultados dentro do planejamento.  Os sêmens utilizados para a inseminação são adquiridos junto à Recplan Bradesco.

      

Segundo o técnico da Emater que acompanha os criadores, a produtividade dos animais varia de acordo com a genética de origem de cada rebanho. As raças trabalhadas são Holandês, Pardo Suíço, Gir leiteiro, Girolanda de reconhecida aptidão leiteira.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Chico Lobo

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook