Procase sedia segunda etapa do “Intercâmbio em Estratégias de Acesso a Mercados”

Teve início nessa terça-feira (6), no Atlântico Praia Hotel, em João Pessoa, o segundo módulo do “Intercâmbio em Estratégias de Acesso a Mercados”, que reúne cerca de 20 técnicos dos projetos apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e Banco Mundial. A abertura do evento contou com a presença da coordenadora do Programa Semear Internacional, Fabiana Viterbo; a secretária executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária da Paraíba, Roseana Meira; o diretor do projeto Dom Helder Câmara, Rodrigo Almeida; e o coordenador do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), Aristeu Chaves.



Nesta segunda etapa serão abordados temas ligados à compra e venda de produtos provenientes da agricultura familiar.O curso acontece de  6 e 9 de novembro, e conta com a participação de quatro técnicos do Procase, Projeto que sedia esta segunda etapa do evento.



Segundo a coordenadora do Semear Internacional, Fabiana Viterbo, este segundo módulo do Intercâmbio se propõe a promover o diálogo entre os técnicos participantes e potenciais compradores, auxiliando na inserção efetiva dos produtos da agricultura familiar no mercado consumidor.



“A gente trabalhou no primeiro módulo muito a visão que os assessores tinham quanto ao mercado, quebrando alguns conceitos que eles tinham, de que era muito difícil chegar a esse mercado ou de que não tinha esse mercado. Nesse segundo módulo, essa visão já vem sendo melhor trabalhada, e eles perceberam o grande potencial desse mercado, então temos a perspectiva de trazer compradores, onde os participantes vão estar sendo assessorados pelo consultor que facilita o Intercâmbio, e vão ter a oportunidade, estando mais preparados, de realmente negociar, apresentar o seu produto e ouvir um retorno desse comprador. Esse segundo módulo é muito focado em negociações, para que eles possam ter essa vivência, e uma oportunidade real de inserção de produtos em diferentes canais”, destacou Fabiana.



Após a abertura oficial do evento, houve uma rodada de apresentação entre os participantes, onde cada um falou sobre a evolução do seu plano de comercialização, abordando as dificuldades e oportunidades que foram encontradas durante a sua preparação. Este trabalho deve continuar nos demais dias do evento, buscando aprimorar os planos de comercialização de cada participante.



Na programação do Intercâmbio, haverá ainda visitas ao centro de distribuição de uma rede de supermercados local, e a sede da Ceasa em João Pessoa, além de uma mostra de produtos que será feita junto ao exército e a alguns empresários da região, para estreitar as possibilidades de comercialização desses produtos junto ao mercado público e privado.



De acordo com o coordenador do Procase, Aristeu Chaves, este evento vem a contribuir com o fortalecimento da agricultura familiar. “Esse intercâmbio, visando acesso aos mercados, é de suma importância para consolidação da agricultura familiar. Os produtos que são produzidos na região do semiárido, muitas vezes carecem justamente de uma articulação, uma organização das comunidades, a fim de que possam, garantida a produção de maneira sustentável, buscar um mercado que absorva essa produção.  Esse intercâmbio tem exatamente esse objetivo de troca de experiências exitosas no seguimento do acesso aos mercados, bem como de verificar junto com possíveis compradores, principalmente nas compras governamentais, como é o caso do exército brasileiro, que terá um momento conosco, os caminhos para encontrar o mercado. Certamente, com a formação dos nossos técnicos que estão sendo capacitados durante esse evento, poderemos conscientizar os produtores a se organizarem, de forma que a sua produção seja continua, seja permanente, e seja no quantitativo adequado para que os mercados consumidores tenham a segurança de que aquele produto vai estar sempre disponível”, afirmou.



Como resultado deste intercâmbio, os profissionais dos projetos apoiados pelo Fida no Brasil estão sendo capacitados para atuarem como assessores de mercado da agricultura familiar, com foco no aumento da inserção dos produtos nos mercados públicos, privados e institucionais, no desempenho dos agricultores familiares beneficiários dos projetos e suas organizações econômicas nos mercados locais, regionais, nacional e internacional.



No primeiro módulo, realizado em Recife-PE, foram realizadas oficinas com os mais variados temas, que vão desde a introdução à microeconomia e comercialização, a atividades práticas como construção de planos de comercialização, além de visitas a centros de distribuição de alimentos na Grande Recife.



Além da capacitação, o primeiro módulo foi marcado pelo lançamento da cartilha “Principais canais de comercialização para a agricultura familiar brasileira”, produzido pelo FIDA, através dos programas Semear e Semear Internacional. Nesta publicação, direcionada a agricultores familiares, há explicações sobre as melhores formas de comercializar diferentes tipos de produtos provenientes da agricultura familiar, e está disponível para download no site do Semear Internacional (www.portalsemear.org.br).



O Intercâmbio é uma realização do Fida, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e Semear Internacional, em parceria com o Procase e o Banco Mundial.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Chico Lobo

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook