Maternidade Frei Damião e Banco de Leite promovem Semana da Sensibilização para a Prematuridade

A Maternidade Frei Damião e o Banco de Leite Humano Anita Cabral (BLHAC) estão realizando a I Semana da Sensibilização para a Prematuridade, cuja programação foi aberta nessa terça-feira (13) com uma exposição fotográfica e encontro com mães de bebês prematuros. O evento é alusivo ao dia da Prematuridade, que é comemorado globalmente em 17 de novembro e ao Novembro Roxo. 



A atividade aconteceu no BLHAC e, além das mães dos bebês prematuros, o encontro contou com as presenças da enfermeira da Maternidade Frei Damião e representante da ONG Prematuridade.com, em João Pessoa, Maria Emília Donato, da diretora do Anita Cabral, Thaise Ribeiro, da jornalista Haryanne Arruda, da médica pediatra do serviço de Egresso, Sandra Giovana Muniz, além de outros profissionais de saúde do banco de leite e da maternidade.



Na ocasião, a enfermeira da Frei Damião e representante da ONG Prematuridade.com, em João Pessoa, Maria Emília Donato, ministrou uma palestra sobre a prematuridade, a importância do pré-natal durante a gravidez e os  cuidados com os bebês prematuros pós-alta.



A jornalista Haryanne Arruda fez questão de participar da ação e deu um depoimento emocionado sobre o nascimento do filho Lucca, que nasceu prematuro com 2,168 kg e 34 semanas, o que equivale à primeira semana do 8º mês de gestação. Ela contou que o filho ficou interno na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) durante 12 dias e que só teve acesso ao bebê após um dia do nascimento. Ela relembrou os momentos de aflição e destacou a importância do apoio familiar às mães dos bebês prematuros.



A jornalista também defendeu a importância do aleitamento materno: “A amamentação exclusiva foi fundamental para a evolução saudável do meu filho. Apesar dele só pegar o peito com 10 dias de nascido, antes disso fazia a retirada do leite, para garantir o alimento mais saudável para meu bebê. Como consequência disso, hoje Lucca está com nove meses e super saudável”.



No país, a cada 10 bebês nascidos um é prematuro. A pediatra do serviço do Egresso da Maternidade Frei Damião, Sandra Giovana Muniz, alertou para a importância da assistência à mulher gestante durante o pré-natal e dos fatores que podem ocasionar o parto prematuro. “Os partos prematuros podem estar associados a fatores evitáveis e não evitáveis. Entre os evitáveis podemos citar, entre outros, o uso de drogas, problemas cardíacos, infecções, a exemplo da urinária, problemas ginecológicos e reumatológicos. Então se a mulher fizer um bom acompanhamento e comparecer a todas as consultas do pré-natal, o número de nascimentos prematuros cairá significativamente”, defendeu a médica.



Em relação ao acompanhamento dos bebês que nascem prematuros, a médica destacou que são acompanhados por uma equipe multiprofissional da Maternidade Frei Damião e Banco de Leite Humano Anita Cabral. “Após o nascimento, os bebês que nascem com menos de 2,5 kg são acompanhados no servido do Egresso até completarem o peso de 2,5 kg, onde recebem toda a assistência da fisioterapia, fonoaudiologia, neurologia, pediatria e oftalmologia. Após a estabilidade clínica passam a ser acompanhados pelo ambulatório do BLHAC, onde continuam recebendo assistência pediátrica e neurológica”, explicou.



O filho de Verônica Maria, o pequeno Antony Deryk, hoje com dois anos, também nasceu prematuro. A mãe relembrou emocionada dos quatro dias que o bebê ficou na UTI. Ela contou que o filho nasceu com 32 semanas, o equivalente a sete meses, com 2,5 kg. “A experiência foi de muita emoção. Tudo o que vivemos me trouxe o desejo de ficar mais próximo dele, de cuidar mais do meu filho. Graças à equipe da Maternidade Frei Damião e do Banco de Leite Anita Cabral, tivemos toda a assistência necessária, inclusive até hoje meu filho é acompanhado pelo neurologista no ambulatório do banco de leite”, destacou.



Programação – Dando continuidade às atividades, nesta quarta-feira (14), foi realizada uma visita técnica,no Anita Cabral com as mães dos prematuros, além de uma roda de conversa com equipe multiprofissional, momento em que foram entregues brindes aos pais.



Dia Mundial da Prematuridade – Considerado um dia importante para a conscientização sobre os desafios e a carga do nascimento prematuro em todo o mundo.  Foi iniciado pela European Foundation for the Care of Newborn Infantis (EFCNI) e organizações europeias em 2008.  Os co-fundadores internacionais LittleBigSouls (África), March of Dimes (EUA) e National Premmie Foundation (Austrália) juntaram-se às celebrações e fizeram do Dia Mundial da Prematuridade um movimento intercontinental. Em todo o mundo organizações de mais de 100 países realizam atividades para ajudar a lidar com o nascimento prematuro e melhorar a situação destes bebês e de suas famílias.



A data foi escolhida, pois este dia tem um significado muito especial e emocionante para um dos fundadores da EFCNI, após a morte de seus trigêmeos prematuros, em dezembro de 2006, tornou-se pai de uma filha nascida em 17 de novembro de 2008, ao mesmo tempo, o March of Dimes (EUA), organização de caridade americana para prematuros e recém-nascidos, teve ideia semelhante e lançou um Dia da Consciência para a Prematuridade, em 17 de novembro nos Estados Unidos da América (EUA).



Sobre o roxo – Simboliza sensibilidade e individualidade, características que são muito peculiares aos nossos pequeninos, além de significar transmutação, ou seja, mudança, a arte de transformar algo em outra forma ou substância.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Chico Lobo

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook