Governo do Estado e UFPB realizam Congresso Brasileiro ElesporElas

A Paraíba será sede do I Congresso Brasileiro ElesporElas, nos dias 23 e 24 de novembro, no Espaço Cultural, em João Pessoa. O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Na abertura do evento, o governador Ricardo Coutinho, a reitora da UFPB, Margareth Formiga, e a representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, assinarão o Decreto que institui o Grupo de Trabalho Interinstitucional para investigar, processar e julgar, com perspectiva de gênero, as mortes violentas de mulheres (feminicídios), ocorridas no Estado.



Com o tema “Empoderamento de Mulheres e Masculinidades não Violentas:  O papel de Universidades, Poder Público e Movimentos Sociais”, as inscrições gratuitas para o I Congresso Brasileiro ElesporElas já estão abertas pelo link: https://goo.gl/TbXhiE



Ligado ao movimento criado pela ONU Mulheres, o ElesporElas (HeforShe) surge com esforço de envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial e para juntos ajudarem a construírem uma nova sociedade.



A abertura do evento será no dia 23, às 9h, com a palestra magna da médica Nadine Gasman, representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil, sobre “O movimento de solidariedade ElesPorElas e as cidades 50:50: uma jornada para a igualdade de gênero”. “Estamos convocando a sociedade para discutir a igualdade de gênero, que requer uma abordagem inclusiva, que reconheça o papel fundamental de homens e meninos como parceiros dos direitos das mulheres e detentores de necessidades próprias baseadas na obtenção deste equilíbrio”, afirma Ricardo Moreira, coordenador do Movimento ElesporElas da UFPB.



Às 11h, será assinado o decreto instituindo o Grupo de Trabalho Interinstitucional, que será vinculado à Semdh e terá os objetivos de realizar debates e estudos sobre a aplicação das diretrizes nacionais por parte dos profissionais responsáveis pela investigação e pela persecução penal de mortes violentas de mulheres por razões de gênero e elaborar orientações e linhas de atuação para melhorar a atuação destes profissionais que possam intervir durante a investigação, o processo e o julgamento das mortes violentas de mulheres.



Segundo a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, o decreto formalizará uma ação, já em curso, das diferentes instituições de Segurança, Ministério Público, Justiça, política para mulheres e o Movimento de Mulheres/Feminista para implantação da qualificadora do feminicídio nos processos crime de homicídio de mulheres com motivação de gênero. “O decreto assegura a qualificação do enfrentamento à violência contra mulheres no estado da Paraíba em diálogo com as ações do Programa Paraíba Unida pela Paz que visou à diminuição dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) de mulheres no Estado”, explica Gilberta Soares.



Durante o congresso, também será realizado em paralelo o I Simpósio ETEC para discentes do ensino médio, além das rodas de conversas envolvendo as temáticas de igualdade de gênero, políticas públicas, jutisça e educação.



Mais informações no www.ufpb.br/elesporelas


PROGRAMAÇÃO
Sexta Feira
23 de Novembro de 2018
8:15 às 9:00 horas
(Sala de Concertos Maestro José Siqueira)
Introdução/Boas-vindas. Ricardo Moreira (UFPB)
9:00 às 9:40 horas
(Sala de Concertos Maestro José Siqueira)
Palestra Magna – O movimento de solidariedade ElesPorElas e as cidades 50:50: uma jornada para a igualdade de gênero. Nadine Gasman (ONU Mulheres)
9:40 às 10:50 horas
(Sala de Concertos Maestro José Siqueira)
(a) Roda de Conversa: Setores de impacto: a responsabilidade de governos, empresas e universidades na jornada rumo à igualdade de gênero. Ana Costa (Vice-Presidente Avon), Eva Blay (USP Mulheres), Estela Bezerra (ALPB) - Mediação: ONU Mulheres
9:40 às 10:50 horas
(Sala 1)
(b) Roda de Conversa: Impacto econômico, social e político da desigualdade de gênero e o que precisa ser mudado. Rita Polii (Proc da Mulher do Senado), Hildete Pereira (UFF), Fernanda Cabrini (Avon) - Mediação: Lis Carolinne Lemos (Forum de Mulheres UFPB)
9:40 às 10:50 horas
(Sala 2)
(c) Roda de Conversa: A “Caixa dos Homens” e seus reflexos na desigualdade de gênero e violência contra as mulheres. Gustavo Venturi (USP), Sirley Vieira (Instituto Papai), Edegar Pretto (ALRS) - Mediação: Alexandre Nader (UFPB)
9:40 às 10:50 horas
(Sala 3)
Relatos de experiências de empoderamento de meninas em escolas e outros espaços. Jeane Félix (NIPAM/UFPB), Rafaela Souto (CCS/UFPB), Priscila Canuto (SME/Santa Rita/PB)
9:40 às 10:50 horas
(Sala 4)
I Simpósio ETEC (para discentes do ensino médio).
Introdução/Boas Vindas  Ranyeri Coelho (ETEC - UFPB)
Palestra: Tipos de violência contra mulheres e sua prevenção Patrícia Rabello (UFPB)
Apresentação da REAMCAV
11:00 às12:30 horas
(Sala de Concertos Maestro José Siqueira)
Abertura Solene. Nadine Gasman (Presidente da ONU Mulheres), Ricardo Coutinho (Governador da Paraíba), Margareth Formiga (Reitora da UFPB)
Assinatura do Decreto que institui o Grupo de Trabalho Interinstitucional para investigar, processar e julgar, com perspectiva de gênero, as mortes violentas de mulheres (feminicídios), ocorridas no Estado pelo Governador da Paraíba.
14:30 às 15:20 horas
(Sala de Concertos Maestro José Siqueira)
Palestra Magna - O papel do estado brasileiro na implantação de políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres. Aparecida Gonçalves (ex- Secretária Nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres)
15:30 às 16:50 horas
(Sala de Concertos Maestro José Siqueira)
(d) Roda de Conversa: A contribuição dos movimentos sociais e da sociedade civil na luta contra o machismo. Amanda Kamanchek (Think Olga), Terlucia Silva (AMNB/PB), Hidelvania Macedo (AMB/PB) - Mediação: Elinaide Carvalho (REAMCAV)
15:30 às 16:50 horas
(Sala1)
(e) Roda de Conversa: Revisitando as políticas públicas para o enfrentamento às violências contra as mulheres e ao feminicídio a partir da Lei Maria da Penha. Gilberta Soares (SEMDH/PB), Graziela Souza (Coordenadora da Mulher em Situação de Violência, TJPB), Maisa Felix (Coordenadora das DEAMs) - Mediação: Rosane Araújo (Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar de João Pessoa, MPPB)
15:30 às 16:50 horas
(Sala2)
(f) Roda de Conversa: O efeito multiplicador da interseccionalidade na injustiça de gênero: classe, raça/etnia, religião, território, deficiência, idade, sexualidade. Eduardo Jorge Lopes da Silva (UFPB), Kenia Maria (Geledés), Glória Rabay (NIPAM/UFPB) - Mediação: Sandra Marrocos (CMJP)
15:30 às 16:50 horas
(Sala 3)

Relatos de experiências de construção de masculinidades não violentas em escolas e em outros espaços. Leonardo Rolim (UFPB) e Adjefferson Silva (UFPB)

15:30 às 16:50 horas
(Sala 4)
I Simpósio ETEC (para discentes do ensino médio).
Introdução/Boas Vindas - Ranyeri Coelho (ETEC/UFPB)
Palestra: Tipos de violência contra mulheres e sua prevenção – Patrícia Rabello (UFPB)
Apresentação da REAMCAV
17:00 às18:00 horas
(Sala de Concertos Maestro José Siqueira)

Palestra - O machismo como violação de direitos e os feminismos como projeto de sociedade. Benedito Medrado  (UFPE)

18:00 às 19:00 horas
(Sala de Concertos Maestro José Siqueira)

Palestra com música incidental : O empoderamento de mulheres na área artístico-musical. Renata Arruda  (cantora e compositora paraibana).


Sábado
24 de Novembro de 2018
8:30 às 9:40 horas
(Sala de Concertos Maestro José Siqueira)
O Impacto 10x10x10 e a jornada para a igualdade de gênero na universidade.Reitores, Vice-Reitores das Universidades Presentes – Mediação: Margareth Formiga (Reitora da UFPB)
9:40 às 10:50 horas
(Sala de Concertos Maestro José Siqueira)
(g) Roda de Conversa: Do ensino médio/universidade à carreira: empoderamento de mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Maria Lucia Braga (CNPq), Thaís Gaudêncio (UFPB), Daniella Ribeiro (ALPB) - Mediação: Josilene Aires (Meninas na Computação, UFPB)
9:40 às 10:50 horas
(Sala1)
(h) Roda de Conversa: A cultura da violência contra as mulheres dentro e fora do ambiente universitário: desigualdade salarial, teto de vidro, assédio moral e sexual. Mafoane Odara (Instituto Avon), Jussara Costa (UEPB), Margarete Nepomuceno (Forum de Mulheres UFPB) - Mediação: ONU Mulheres
9:40 às 10:50 horas
(Sala2)
(i) Roda de Conversa: A mulher como objeto-sujeito da ciência: transversalidade de gênero no ensino, pesquisa e extensão. Maria Eulina Carvalho (NIPAM/UFPB), Marcia Tavares (NEIM/UFBA), Idalina Santiago (Flor e Flor: Estudos de Gênero, UEPB) - Mediação: Ligia Freitas (UNIPÊ)
9:40 às 10:50 horas
(Sala4)
I Simpósio ETEC (para professores do ensino médio).
Palestra: Empoderamento da mulher no serviço público federal – Bernardina Oliveira (Vice-Reitora UFPB)
10:50 às 11:00 horas
(Sala de Concertos Maestro José Siqueira)
Lançamento do Livro: Tempo e Conhecimento
Autor: Alexandre Antônio Gili Nader
11:00 às 12:10 horas
(Sala de Concertos Maestro José Siqueira)
Papo de Homem. Luciano Ribeiro (Papodehomem), Coronel Lamark Donato (Estado Maior Estratégico da Paraíba), Antonio Novaes (NEABI/UFPB), Pedro Nascimento (UFPB) - Mediação: Leonardo Rolim (UFPB)
12:10 às 13:00 horas
(Sala de Concertos Maestro José Siqueira)
Manifesto do Congresso Brasileiro ElesPorElas: Carta de João Pessoa.
Alexandre Nader (UFPB), Maria Eulina Carvalho (UFPB), Gilberta Soares (SEMDH/PB) – Mediação: Ricardo Moreira (UFPB)

Compartilha via Whatsapp

Sobre Chico Lobo

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook