Detran-PB promove palestras em memória das vítimas do trânsito

Sempre celebrado no terceiro domingo do mês de novembro, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito será lembrado, nesta quarta-feira (21), às 9h, no auditório do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Presidido pelo superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Agamenon Vieira, o evento contará com palestras e depoimentos envolvendo a temática de acidentes e mortes nas vias e rodovias do Estado.


De acordo com a programação elaborada pela Escola Pública de Trânsito (EPTran), em parceria com a Divisão de Educação de Trânsito (DET), após a abertura será proferida palestra do diretor do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, Geraldo Medeiros, que irá expor sobre “Monitoramento dos acidentes de trânsito com vítimas no Estado da Paraíba”. Em seguida, a cadeirante Carolina Vieira dará um depoimento sobre o acidente do qual foi vítima.


A segunda palestra será proferida pelo diretor de Engenharia do Detran-PB, Zeca de Sousa, que abordará “A educação e a fiscalização como condicionantes nas melhorias de trânsito e na redução do número de acidentes”.


Segundo a chefe da EPTran, Poliana Figueiredo, o evento visa alertar a população quanto ao crescente número de mortes no trânsito, por meio das palestras e exibição de vídeo educativo, que abordarão os fatores mais comuns relacionados às causas dos acidentes, a exemplo de imperícia e negligência. Já para a chefe da DET, Ana Paula Buzetto, além de lembrar essas vítimas, o evento tem por objetivo sensibilizar os condutores sobre os riscos da imprudência ao volante.


De acordo com dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), 90% dos acidentes ocorrem por falhas humanas, que envolvem desde a desatenção até o desrespeito à legislação por parte dos condutores. Segundo o ONSV, os exemplos mais comuns são excesso de velocidade, uso do celular ao volante, consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir, ou até mesmo o cansaço.


Somente na Paraíba, no período compreendido entre 2014 e 2016, foram mais de 3.000 óbitos por acidentes de trânsito. Em 2017, mais de 6.600 motociclistas se acidentaram e quase 900 pedestres foram atropelados, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado.


Segue, abaixo, a programação completa do evento:


9h - Credenciamento
9h30 - Abertura com execução do Hino Nacional
9h35 - Exibição de vídeo oficial
9h40 - Composição da Mesa
10h - Palestra1 - Geraldo Antônio de Medeiros - HEET/CG (Monitoramento dos acidentes de trânsito com vítimas no Estado da Paraíba)
10h30 - Depoimento de Carolina Vieira (vítima de acidente de trânsito)
11h - Palestra 2 - Zeca de Sousa - DETRAN/PB (A educação e a fiscalização como condicionantes nas melhorias de trânsito e na redução do número de acidentes)
11h30 - Encerramento


Serviço:

Evento: Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito

Data: 21/11/2018 (quarta-feira)

Hora: 9h

Local: Auditório do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa

Compartilha via Whatsapp

Sobre Chico Lobo

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook