Arlinda Marques conclui formação de mais duas turmas de residências em Saúde da Criança

O Complexo de Pediatria Arlinda Marques, que integra a rede hospitalar do Estado, está concluindo mais duas turmas do curso de formação nas Residências Médica em Pediatria e Multiprofissional em Saúde da Criança período (2016\2018). A solenidade de conclusão será no próximo dia 5 de março, a partir das 19 horas, no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM). Serão nove  concluintes, sendo cinco da Multiprofissional e quatro da Médica. Na oportunidade será feita a recepção dos novos residentes desses dois programas para o período (2018\2020).

Eugênia M. Fernandes Montenegro, Supervisora do programa de Pediatria da SES- PB, explicou que a Residência Médica em Pediatria( REMEP) do Estado da Paraíba teve início em março de 2014, após aprovação pelo MEC/ MS, recebendo 5 médicos que atingiram a pontuação necessária, de acordo com as exigências do processo seletivo realizado anualmente pela Comissão de Residência Médica, (COREME – PB). “Agora estamos formando a terceira turma, com alegria e responsabilidade, devolvendo à sociedade médicos pediatras aptos a assumir qualquer atividade, em qualquer dos níveis de atenção onde a pediatria esteja inserida”, comemorou.

A Supervisora do programa de Pediatria da SES- PB, explicou que a Paraíba recebe médicos de todos os Estados do país.” Durante os estudos, eles conhecem novas pessoas e aqui fixam morada e com o isso o fluxo de exportar médicos e perder muitos para a região Sul e Sudeste do País ficou no passado, o que muito nos orgulha”, comentou Eugênia Montenegro. Dentre as Residências Médicas oferecidas pela Comissão de Residência Médica, (COREME), a Pediatria já ocupa o segundo lugar em número de inscritos.

A Residência Multiprofissional em Saúde da Criança –(REMUSC) da secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, foi homologada no dia 18 de dezembro de 2013, descrita na portaria conjunta no11/2013 e a ampliação de vagas e inclusão de novos núcleos profissionais foi aprovada no dia 08 de janeiro de 2018, por meio do chamamento público MEC\CNRMS/2017.

Ana Cláudia Freire Vieira, coordenadora da REMUSC explicou que o Programa envolve, desde 2014, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e nutricionistas na promoção de atributos que possibilitem o exercício profissional com excelência nas áreas de cuidado integral à saúde da criança e do adolescente. Agora, a partir de março de 2018, esta especialização, que tem dois anos de duração, com carga horária de 5760 horas, iniciará sua 5ª turma com ampliação de vagas e dos núcleos profissionais, possibilitando assim, também aos fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais essa qualificação profissional.

“Todos os residentes envolvidos nessa pós-graduação lato sensu atuam de forma multiprofissional e interdisciplinar, visando à humanização e a integralidade do cuidado, fortalecendo assim a integração ensino-serviço-comunidade, mediante parcerias estabelecidas com a rede de serviços de saúde do SUS, o Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (CEFORH-PB) e instituições de ensino. Esta atuação multiprofissional vai além dos núcleos profissionais dessa residência, há uma interação contínua, com experiências múltiplas, junto aos preceptores, tutores, docentes e demais profissionais da saúde, bem como, com os residentes da residência médica em pediatria (REMEP), interagindo e gerando produção técnica e cientifica de qualidade, tendo como cenário de base o Complexo de Pediatria Arlinda marques”, Explica Ana Cláudia Freire Vieira.

De acordo com Ana Cláudia Freire Vieira com a finalização de mais um percurso da residência, registra-se a qualificação de mais 9 profissionais de saúde especializados em saúde da criança. “Estes formandos têm como somatório a construção de saberes e a capacidade de poder atuar em equipe, munidos não só do conhecimento, mas da sabedoria e do amor que se expressa no cuidado à criança e ao adolescente”, finalizou a coordenadora da REMUSC.

Secom-PB 
Compartilha via Whatsapp

Sobre Chico Lobo

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook