Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação vai lançar aplicativos que estimulam plantio de árvores e coleta seletiva

O uso de aplicativos vai estimular a consciência ecológica da população de Campina Grande, levando-a a colaborar ainda mais com iniciativas como o plantio de árvores e a coleta seletiva. O assunto foi alvo de reunião realizada na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Estiveram presentes, além do secretário Tovar Correia Lima; técnicos do Programa Minha Árvore; professor Marcelo Barros, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Geraldo Nobre.

Segundo Tovar Correia Lima, a Secretaria de Ciência e Tecnologia vai concretizar um projeto em conjunto com a Coordenadoria do Meio Ambiente, especialmente com o Programa Minha Árvore. Trata-se, conforme explicou, de um aplicativo (jogo educativo ambiental) destinado a jovens e crianças.

A produção deste aplicativo, em fase bem adiantada, é feita pela UFCG (Departamento de Computação), devendo o lançamento acontecer no próximo mês de fevereiro.

“Por meio deste jogo, com certeza milhares de jovens e crianças também ficarão sensibilizadas e conscientes do seu papel cidadão em favor do plantio de árvores e outras ações de grande importância ecológica”, afirmou Tovar.

Por sua vez, o professor Marcelo Barros explicou que a inovação trazida pela equipe da UFCG é o foco no cuidado da árvore após ser plantada. O programa Minha Árvore já plantou mais de trinta mil árvores na cidade e são essas criaturas que serão adotadas e amadas pelos jogadores por meio de seus cuidados promovidos pelo jogo. Trata-se de um jogo em realidade alternada onde os participantes vivem experiências desafiadoras nos mundos virtuais e no mundo real das árvores de Campina.

Já em relação à Sesuma, Tovar explicou que também está sendo constituído um aplicativo destinado a estimular a coleta seletiva em Campina Grande, devendo se constituir em um modelo para o Brasil.

“Esperamos que esta iniciativa tenha repercussão nacional, pois, por meio deste aplicativo, desenvolvido em parceria com a UFCG, os campinenses ficarão cada vez mais estimulados a contribuir com a coleta seletiva dos resíduos sólidos urbanos”, acrescentou.

Um grande diferencial desta iniciativa será o fato de que quem contribuir com a coleta seletiva, por meio do aplicativo, poderá ganhar descontos no comércio de Campina Grande. A previsão também é que o novo aplicativo seja lançado em fevereiro.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook