Governo do Estado realiza reunião sobre cobertura e mudanças no calendário vacinal

O Governo do Estado, por meio do Núcleo de Imunização, realizará, nesta quinta-feira (25), uma reunião sobre as coberturas vacinais e mudanças do calendário vacinal.  A reunião acontecerá das 13h30 às 16h30, na sede da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), em João Pessoa. Foram convidados gerentes e coordenadores regionais de Imunização, além de representantes dos Conselhos Intergestores Regionais (CIR) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

“Essa reunião será importante para que possamos discutir estratégias para melhoria da cobertura vacinal do ano de 2018, fazendo uma revisão do Sistema de Informação Municipal, como também traçar estratégias para atingira a cobertura vacinal em 2018”, disse a coordenadora estadual de Imunização, Isiane Queiroga.

Isiane lembrou ainda que, diante da necessidade de melhorar as coberturas vacinais, a SES-PB apresentou às Secretarias Municipais de Saúde, no início de janeiro deste ano, os resultados parciais de vacinação em 2017. A intenção é avaliar a vacinação em cada município, comparando o primeiro e segundo semestre do calendário vacinal em crianças menores de um ano, um ano e adolescentes (HPV) preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI)

“É importante lembrar que, para termos boas coberturas vacinais e evitarmos o ressurgimento das doenças imunopreveníveis, não depende apenas de ofertar as vacinas, mas também ter o correto controle e registro das doses aplicadas através do sistema oficial de alimentação, o SI-PNI, além de garantir o acondicionamento adequado dos imunobiológicos na cadeia de frio”, alertou.

Os dados ainda são parciais e os gestores municipais de saúde têm até o próximo dia 31 de março para avaliar e fazer os ajustes necessários para a melhoria da cobertura vacinal no sistema de informação.

“Para que as vacinas, enviadas mensalmente pelo Ministério da Saúde, cheguem em quantidade suficiente para a população-alvo de cada município, é preciso que o sistema (que informa as doses aplicadas) esteja alimentado corretamente. Alertamos aos gestores que mantenham os dados atualizados”, informou Isiane.

Os gestores das secretarias municipais de Saúde receberão, via web, o informativo completo com a avaliação e recomendações do Núcleo de Imunizações da SES.

PNI – O Programa Estadual de Imunização da Paraíba tem investido na melhoria das coberturas vacinais, na conservação adequada dos imunobiológicos, qualificação das equipes, na ampliação do acesso à vacinação e, consequentemente, erradicação e controle das doenças imunopreveníveis.


SECOM PB
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook