Educação da Paraíba é destaque em Seminário de Alfabetização do MEC

A Paraíba foi destaque no Seminário de Alfabetização, promovido pela Coordenação do Ministério da Educação MEC/ Pnaic (Pacto pela Aprendizagem na Idade Certa). O evento aconteceu na nessa terça (12) e quarta-feira (13), em São Paulo e contou com a presença da gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Marta Medeiros, e da professora Daiane Barbosa dos Santos, da Escola Estadual Henrique Dias, de João Pessoa, que realizou a apresentação “Práticas de Gestão da Aprendizagem: Percepção da Importância do Monitoramento da Aprendizagem na Etapa da Alfabetização”.

“O relato da professora destacou o melhor resultado da ANA 2016 na Paraíba, com 100% dos alunos com nível 4 em leitura e o processo educativo do Soma-Pnaic nas intervenções necessárias para atingir a meta da Alfabetização na Idade Certa”, explicou a gerente Marta Medeiros.

A apresentação da professora paraibana foi incluída no subtema de boas práticas do evento, exaltando o resultado significativo alcançado na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). “Recebemos na formação continuada do Pnaic um suporte para utilizar na ANA e por meio desse suporte conseguimos alcançar a proficiência em leitura e escrita e avançamos em matemática em vários níveis. Na leitura e na escrita conseguimos tirar muitas crianças do nível elementar”, contou a professora.

Daiane dos Santos destacou ainda o trabalho desenvolvido por ela e pela gestão da escola Henrique Dias como fundamental para alcançar os índices desejados. “Mudamos o foco do processo de ensino-aprendizagem, do professor para o aluno. Modificamos práticas antigas de alfabetização e ressignificamos o papel da escola na comunidade e do aluno dentro da escola”, contou Daiane Barbosa.

Ainda segundo a professora, outras ações foram desenvolvidas na escola, como o incentivo à presença da família na escola; a sensibilização referente às novas metodologias adotadas; a conscientização sobre os direitos de aprendizagem das crianças; uma maior afetividade na relação professor-família; a inclusão da Inteligência Emocional (Liga pela Paz); a apresentação de projetos de intervenção pedagógica à família; visitas permanentes à biblioteca para familiarização com os diversos gêneros textuais; entendimento da sala de aula como espaço de leitura; projeto “Meu livro lá em casa”; produções artísticas como dramatizações, criação de álbum fotográfico com legendas e principais momentos de protagonização e interdisciplinaridade das datas comemorativas, de modo a relacionar os conteúdos e os trabalhos práticos.

“Foi uma alegria imensa ter sido representante da Paraíba neste seminário e mostrar que o nosso Estado tem investido numa educação pública de qualidade e, sobretudo, democrática. E nossa escola deu voz aos seus alunos e isso nos levou ao seminário e aos resultados”, finalizou a professora Daiana dos Santos. Após a apresentação, a professora Daiane concedeu entrevista à TV Escola/SP.
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