Novembro Azul: Agevisa promove ações em Patos para estimular público masculino a cuidar da saúde

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) promoveu, na tarde dessa segunda-feira (6), no município de Patos, uma série de atividades voltadas para a conscientização do homem frente à importância do cuidado integral com a saúde. Sob a coordenação da gerente-técnica regional Elza Betânia Barbalho, o evento reuniu um grande número de homens no Auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde e marcou a 4ª edição da Campanha Novembro Azul organizada pela Agevisa no Alto Sertão paraibano.

A ação, segundo a diretora-geral da Agevisa/PB, Maria Eunice Kehrle dos Guimarães, fez parte das atividades da Agevisa/PB ligadas ao caráter preventivo e de promoção da saúde de que se reveste a agência reguladora estadual. “Neste ano, chamamos atenção especial do público masculino para a necessidade dos cuidados com a saúde durante todos os meses do ano, e não somente no mês de novembro, durante a Campanha Novembro Azul, mesmo porque o movimento tem exatamente a finalidade de ressaltar a importância da prevenção constante e do diagnóstico precoce dos vários tipos de doenças que atingem o homem”, observou.

Maria Eunice não pode comparecer ao evento de Patos por estar participando, em Salvador/BA, de uma reunião dos coordenadores de Vigilância Sanitária do Nordeste. Mesmo distante, ela acompanhou os trabalhos pelas mídias sociais e se declarou satisfeita em ver que a Campanha Novembro Azul realizada no Sertão paraibano cresce a cada ano, graças ao empenho de todos os servidores da Agevisa, especialmente da gerente-técnica Elza Betânia, e ao apoio de importantes parceiros, com destaque para a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da 6ª Gerência Regional.

Palestra e serviços – Com a participação do diretor Administrativo, Financeiro e de Integração Regional da Agevisa/PB, Irlanilson Fabrício de Almeida, e da diretora-técnica de Estabelecimentos e Prática de Saúde e de Saúde do trabalhador, Iara Coeli da Nóbrega Lins, as atividades incluíram a oferta de vários serviços de saúde, dentre os quais o teste de glicemia, verificação de pressão arterial, vacina contra Tétano e Hepatite B, ainda teste rápido de Sífilis e HIV.

O ponto alto do evento foi marcado pela palestra do médico urologista José Eliseu de Melo Neto, que tem se destacado pelo trabalho de conscientização do público masculino para a importância da prevenção de doenças, especialmente do câncer de próstata, que, conforme dados estatísticos oficiais, foi responsável pela morte de aproximadamente 14 mil homens somente no ano de 2016.

Em sua palestra, além de falar das causas, sintomatologia e tratamento do câncer de próstata e peniano, o médico urologista criticou o descaso com a saúde do homem no Brasil e citou a falta de investimentos como fator determinante para o avanço da doença. “Falta infraestrutura no SUS para atender os homens e falta também recursos e campanhas abrangentes para que possamos trabalhar a prevenção de forma mais efetiva e, com isso, evitar tantas mortes”, comentou.

Campanha diária – Ressaltando a importância do trabalho desenvolvido pela Gerência-Técnica Regional da Agevisa em Patos, o diretor Administrativo, Financeiro e de Integração Regional, Irlanilson Fabrício de Almeida ressaltou o apoio recebido da 6 ª Gerência Regional de Saúde e de outras entidades parceiras, dentre as quais o Corpo de Bombeiros Militar, e disse que o momento da Campanha Novembro Azul é importante para ampliar o nível de conscientização dos homens para a importância dos cuidados permanentes com a saúde.

“É um momento importantíssimo para os homens aprenderem a cuidar melhor da saúde. Mas não se trata de uma iniciativa limitada apenas ao mês de novembro, mas de uma ação que deve ser diária, e durante todo o ano”, enfatizou.

Cuidado integral – A diretora-técnica de Estabelecimentos e Prática de Saúde e de Saúde do trabalhador, Iara Coeli da Nóbrega Lins, também ressaltou a importância do cuidado integral à saúde do homem, como também de todas as pessoas e de todas as idades.

“A Campanha Novembro Azul, assim como o Outubro Rosa e outras iniciativas afins, tem por finalidade principal dar maior visibilidade aos riscos permanentes que ameaçam a saúde das pessoas e a importância das ações preventivas para evitá-los ou, pelo menos, para identificá-los precocemente ampliando-se, com isso, as possibilidades de cura. Mas é importante que os homens continuem se cuidando em todos os meses do ano; que as mulheres continuem se cuidando durante todos os dias de suas vidas; que a atenção à saúde das crianças e dos idosos seja reforçada a cada dia, pois as doenças não têm dia nem hora para chegar, e a prevenção ainda é o melhor remédio para evitá-las, ou, pelo menos, para identificá-las no estado inicial, quando são maiores as possibilidades de cura”, observou.

Parceria importante – Responsável pela organização do evento e pelo chamamento do público masculino, juntamente com os demais servidores da Gerência-Técnica Regional III da Agevisa/PB, a gerente-técnica Elza Betânia ressaltou a importância do apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/PB) e das demais entidades parceiras, e especialmente do médico urologista José Eliseu de Melo Neto, e disse ter ficado muito feliz ao perceber que a cada ano a campanha Novembro Azul atrai um número cada vez maior de homens que comparecem, não somente para ter acesso aos exames de saúde que são oferecidos, mas para obter informações importantes para a promoção e defesa da saúde e, por consequência, para a melhoria da qualidade de suas vidas.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook