SMS promove atividades alusivas ao Outubro Rosa para as funcionárias da sede


Dando continuidade às ações alusivas ao Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da área técnica da saúde da mulher, realizou na manhã desta segunda-feira (9) diversas atividades voltadas às funcionárias que atuam na sede da Secretaria de Saúde.

“Levamos a assistência sempre às comunidades. Hoje foi o dia de trazer os cuidados e orientações às nossas funcionárias, que estão sempre trabalhando para ofertar uma melhor assistência à saúde da população. Hoje foi o momento de cuidar delas”, comentou a coordenadora da saúde da mulher, Amanda Romera.

Durante a atividade foram ofertados atendimento médico, com encaminhamento para a realização da mamografia, orientação nutricional, aferição de pressão arterial, auricoloterapia, argiloterapia, atualização do cartão vacinal, entre outras.

Para Maria Helena Ascendino, funcionária da SMS, a atividade foi uma oportunidade ótima para cuidar mais da saúde. “Muitas vezes a gente acaba não dando tanta atenção à saúde como deveria e ter os serviços dentro do local de trabalho torna tudo mais prático, uma ótima maneira de começar a semana”, comenta a funcionária.

Atendimento espontâneo – Além da assistência nas Unidades de Saúde da Família, durante todo o mês de outubro, a Rede Municipal de Saúde, estará ofertando um atendimento espontâneo às mulheres que precisarem de atendimento com mastologista. Os atendimentos e a marcação estarão acontecendo no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) e no Centro de Atenção Integral a Saúde (Cais) de Jaguaribe.

Para ter acesso à facilidade, a usuária deve ser residente de João Pessoa, ter idade entre 40 e 74 anos. Para ser atendida a usuária precisa ir até o Cais Jaguaribe ou ao HMSI, portando os documentos pessoais, cartão SUS e comprovante de residência. A consulta será marcada mediante agendamento interno.

Outubro Rosa – O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.

Câncer de mama – É o tipo mais freqüente de câncer entre as mulheres brasileiras. Nesta doença, as células da mama se desenvolvem de forma anormal, se multiplicando rapidamente. O câncer de mama é uma doença silenciosa, que pode apresentar um caroço na mama e pode vir acompanhado ou não de dor. Em alguns casos, pode haver alteração na pele da mama, com aparência de casca de laranja e também podem aparecer caroços na região das axilas.

De acordo com o Ministério da Saúde, além das mulheres entre 50 e 69 anos, aquelas com histórico de câncer de mama ou colo de útero também são priorizadas a partir dos 35 anos. Dentro dessa faixa etária, a SMS atende cerca de 74 mil mulheres.

Com a ampliação da faixa etária pela PMJP para atender mulheres entre 40 e 74 anos, aproximadamente 65 mil mulheres também estarão inseridas e com direito a prioridade no atendimento preventivo para Câncer de Mama, totalizando 139 mil mulheres. A ampliação é válida apenas para as mulheres munícipes na Capital.


Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook