Segurança altera contatos com a imprensa, mas nega 'esconder informações'

Uma determinação da Polícia Militar está causando confusão nos meios de comunicação da Paraíba. Isso porque foi definido que o contato com a imprensa será diretamente com a assessoria de comunicação de cada Organização Policial Militar (OPM) e não mais através de relatórios, como era feito anteriormente. Para alguns veículos de comunicação, a medida dificultará o acesso à informação. O secretário de Segurança Pública da Paraíba, Cláudio Lima, negou que haja uma estratégia por parte do governo.

"Não tem estratégia de governo. O que existe é o seguinte, as informações do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), que chegam pelo 190, muitas delas são falsas, algumas são trote. O que aconteceu em Campina Grande é que é passado imediatamente para a imprensa o que chega do Ciop, então a informação chega antes da polícia saber. Eu estive conversando com o Comando local e não tem nada de esconder coisa da imprensa, nós estamos apenas ajustando essa situação, não tem nada de estratégia. Até porque vocês estão acompanhando 24 horas a noticia e sabem muito bem que não da para esconder”, informou em entrevista dada à rádio 98 FM Correio Sat de Campina Grande.

Na nota emitida pelo Comando de Policiamento Regional I, assinada pelo coronel Almeida Martins, o CPR I afirmou que “nunca mediu esforços no sentido de fazer com que a informação dos fatos envolvendo ocorrências policiais chegassem aos órgãos de imprensa de forma rápida e eficiente, dentro da legalidade, da transparência e da ética”.

Em seguida, a nota informa que “todos os dados em Relatórios Operacionais das Ocorrências Policiais, que eram até então, elaborados pelo CPR I, ficarão sob a incumbência de cada Organização Policial Militar (OPM), devendo os diletos colegas procurarem os respectivos setores da Comunicação Social destas Unidades para o recebimento das informações solicitadas”. 

De acordo com o coronel Almeida, as mudanças são necessárias. “Acho que nos temos a obrigação de dar mais transparência. Eu sou um critico do nosso próprio site, que acho que temos que melhorar. Outro dia eu recebi uma critica e vi que tinham razão. A mudança é no sentido de melhorar, e vocês [jornalistas] estão certos de buscar manter aquilo que vocês já têm. Fiquem tranquilos que não haverá prejuízo. Temos obrigação de aperfeiçoar este processo”, finalizou. 

Apesar disso, a Secretaria de Segurança ainda não divulgou quais são os novos contatos que deverão ser feitos pela imprensa para a apuração de informações nem disse quando vai repassar esses contatos.




Portal Correio

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook