PMJP realiza evento em homenagem ao Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Alimentação. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realiza na terça-feira (17) um dia de atividades voltadas à prática da alimentação saudável para melhoria da qualidade de vida da população. A programação inicia às 9h, no Novo Parque da Lagoa, com a abertura da exposição “A Política de Segurança Alimentar e Nutricional no Município de João Pessoa e o Direito Humano à Alimentação Saudável”.

O evento, coordenado pela Diretoria de Economia Solidária Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan), continua às 9h30, com a atividade sob o titulo: “ Na hora do lanche, vamos comer frutas?”. Neste momento, para incentivar hábitos saudáveis de alimentação, será oferecido um lanche à base de frutas para as pessoas que visitarem o espaço.

Na avaliação de Lúcia Silva, diretora da Dessan, na correria do dia a dia aparecem dificuldades para as pessoas que se alimentam fora de casa praticarem uma alimentação saudável. O comum, segundo ela, é a pessoa substituir uma alimentação saudável, balanceada e rica em nutrientes por lanches. “Torna-se a cada dia um hábito comum, que atinge principalmente os trabalhadores”, destaca.

Feira – Ainda dentro da programação do dia 17, às 10 horas tem início a Feira de Produtos da Agricultura Familiar. Os visitantes e consumidores terão a oportunidade de conhecer e comprar produtos hortifrutis, comercializados por agricultores familiares do Cinturão Verde de João Pessoa.

Paralelo, também às 10h, será ministrada uma oficina de aproveitamento integral de alimentos. A oficina, conduzida pela nutricionista Núbia Vieira Confessor, ensinará como preparar um bolo da casca da banana e um suco da casca do abacaxi, dando destaque à importância do aproveitamento integral para evitar o desperdício e na produção de alimentos saudáveis e saborosos.

Às 10h30, será ministrada a Oficina Mini Chef Saudável, pela nutricional Marcela Oliveira (CRN). Essa atividade será ministrada através de atividades lúdicas, destinadas a crianças, visando promover o incentivo à alimentação saudável. Será ensinado como se prepara um brigadeiro de banana.

O evento constará ainda de uma Culinária Regional, com a venda de alimentos produzidos por mulheres beneficiárias no Programa Cozinhas Comunitárias que participam de ações voltadas para a inclusão social e produtiva.

Lúcia diz que, com o aumento do número de indivíduos que sofrem atualmente com o excesso de peso e doenças associadas aumenta também a busca por uma orientação nutricional adequada. Para quem tiver interesse, ela lembra que existe uma Equipe Nutricional, sob a responsabilidade do nutricionista Ítalo Procópio (CRN 11067) e Catarina Vasconcelos (CRN – 20269).

Parcerias - A ação conta com a parceria do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA/JP), Conselho Regional de Nutrição (Secção/Pb) Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Associação Brasileira da Indústria Hospitaleira (ABRASEL/PB) e o Direito Humano à Alimentação Saudável (IDHAA.)

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook