PMJP firma parceria com Instituto Primeiro Olhar e oferece ecocardiograma fetal gratuito

Nesta quarta-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, graças a uma parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e o Instituto Primeiro Olhar, serão ofertados exames de ecocardiograma fetal gratuitamente para mães em situação de vulnerabilidade. A ação foi denominada de ‘Dia do Coração Fetal’ e acontece das 8h às 12h, na Nova Diagnóstico, no bairro dos Estados.

Eduardo Jorge Rocha, secretário municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), pasta que está engajada nessa ação, explicou que terão direito ao exame as mulheres grávidas entre 20 e 30 semanas. Elas devem atender aos critérios de vulnerabilidade social e terão que ser encaminhadas por qualquer um dos 11 Centros de Referência em Assistência Social (Cras) da Capital.

“A Prefeitura de João Pessoa já coloca em prática diversas políticas públicas para levar qualidade de vida aos moradores da cidade, principalmente para as crianças. E essa é mais uma delas. Nossa intenção é levar, em parceria com o Primeiro Olhar, um serviço de alta relevância para as mães em situação de vulnerabilidade social”, destacou o secretário da Sedes.

A ação é coordenada pelos médicos Eduardo Fonseca e Lilian Lopes. Os exames de ecocardiograma fetal serão realizados das 8h às 12h na Nova Diagnóstico, localizada na Avenida Epitácio Pessoa, 557, Bairro dos Estados. Uma equipe médica realizará os exames, além de passar às gestantes as orientações necessárias sobre o coração do bebê. Os casos que apresentarem alterações receberão orientações para acompanhamento contínuo através dos hospitais que atendem pela rede SUS.

De acordo com o médico Eduardo Fonseca, que também é presidente do Instituto Primeiro Olhar, 90% de todas as anormalidades cardíacas ocorrem em gestações sem fatores de risco. Além disso, 50% das crianças com Síndrome de Down apresentam cardiopatia, por isso à importância desse acompanhamento.

“Quanto mais cedo se descobre à cardiopatia e alguma alteração genética, maior a chance de sobrevivência do bebê e melhor essa gestante irá se preparar para o parto. As principais anormalidades detectadas no coração são as cardiopatias congênitas e alterações do músculo e do ritmo cardíaco”, explicou o médico.

Primeiro Olhar – O Instituto Primeiro Olhar é uma associação sem fins lucrativos com sede em João Pessoa e que acolhe emocionalmente familiares de crianças com Síndrome de Down.

Serviço:
Evento: “Dia do Coração Fetal”
Data: 12/10 (quinta-feira)
Horário: 8h às 12h
Local: Nova Diagnóstico – Avenida Epitácio Pessoa, 557, Bairro dos Estados.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook