Maternidade de Patos realiza palestras e exames em funcionárias dentro da programação do Outubro Rosa

A palestra do mastologista Thiago Pereira Alencar, no auditório do Banco de Leite, e a realização das mamografias para as funcionárias e parentes próximos foram ações realizadas nesta segunda-feira (9), na Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos. As atividades fazem parte da programação da campanha Outubro Rosa. O exame, que acontece cotidianamente na unidade com pacientes encaminhadas via PSFs, foi direcionado às colaboradoras dentro da programação do Outubro Rosa e também será realizado nos dias 16,23 e 30.

A abordagem do mastologista Thiago Pereira Alencar recaiu sobre como prevenir o câncer, com ênfase na importância do autoexame e na realização da mamografia e da ultrassom de mama. Ele também falou sobre os benefícios da amamentação como forma de prevenção do câncer de mama em idade precoce. “Segundo estudos científicos, a mãe que amamenta seu filho no seio por mais tempo, tem menos chance de desenvolver o câncer de mama, mesmo quando a doença provém de fatores hereditários e genéticos”, explicou o palestrante. Após a explanação, se abriu espaço para tirar dúvidas e o mastologista respondeu perguntas pertinentes ao assunto abordado.

O diretor clínico da Maternidade, médico Paulo Athayde, explica que as funcionárias, com idade a partir de 39 anos, e aquelas que apresentem algum nódulo no seio podem marcar a mamografia para algumas destas datas dentro da programação da Campanha. A Maternidade também programou a realização de exames citológicos das funcionárias nos dias 19, a partir das 14h, e no dia 20, a partir das 8h.

A programação do Outubro Rosa prossegue nos dias 16, 18, 23 e 25 com a realização de palestras educativas nos alojamentos, feitas por professores da área de saúde das Faculdades Integradas de Patos (FIP). No dia 16, às 14h, também está programada uma palestra da enfermeira Erta Soraya Ribeiro, no auditório do Banco de Leite. No dia 28, a Maternidade se integra à programação do Centro de Oncologia de Patos e participa da Corrida e Caminhada pela Vida, organizada pelo grupo ‘Amigas Viva a Vida’, que começa às 17h, com concentração na Praça Edivaldo Motta, seguindo pelas principais ruas o centro da cidade.

Sobre mamografia - A mamografia é um exame usado para detecção precoce do câncer de mama antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação ou autoexame. Um estudo sueco de rastreio de câncer de mama Swedish Two-County Trial of mammographic screening, feito com 133.065 mulheres, durante quase três décadas, mostrou que a mamografia regular pode reduzir em 30% as mortes provocadas pela doença. A Maternidade Dr. Peregrino Filho é o único local da rede pública de saúde em Patos que disponibiliza o exame pelo SUS, além de procedimentos cirúrgicos de retirada de mama quando necessário e reconstrução do órgão em casos de mastectomia. O serviço de mamografia da Maternidade de Patos funciona durante todo o ano.


Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook