João Pessoa vai sediar o IV Encontro Nordestino de Arborização Urbana

De 15 a 18 de outubro João Pessoa vai sediar o IV Encontro Nordestino de Arborização Urbana – Enau, na Faculdade Maurício de Nassau. O IV Enau está sendo realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) e pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com a Sociedade Internacional de Arboricultura e Faculdade Maurício de Nassau.

O IV Enautem como objetivo sensibilizar a sociedade e os poderes públicos para a conservação e ampliação das áreas verdes e oferecer debates sobre as questões mais importantes sobre arborização urbana. O encontro prevê uma série de debates e palestras sendo que a primeira atividade será um Workshop de Escalada em Árvores, domingo, 15, às 9h, no Parque da Lagoa, coordenado por Sidney Brasil, presidente do Comitê Brasileiro de Escalada em Árvores.

Manejo de árvores – Um dos maiores problemas enfrentados pelas prefeituras é a condição da arborização em relação aos elementos urbanos – postes, fiação, prédios. O Workshop de Escalada em Árvores é uma oportunidade de atualizar as práticas sobre as podas e entender como o sistema de defesa das plantas reage às intervenções. O treinamento tem ainda o objetivo de disseminar as principais técnicas de escalada em árvores, utilizando cordas e equipamentos de segurança de acordo com as normas utilizadas pela Sociedade Internacional de Arboricultura. A atividade é voltada para arboristas, coletores de sementes e trabalhadores das concessionárias de energia elétrica e telefonia, que habitualmente usam a escalada para acessar árvores de grande porte.  A ideia é valorizar a prática segura da escalada em árvores, disseminando o uso dos equipamentos de segurança para trabalhos em altura, bem como o respeito pela integridade das árvores e pessoas envolvidas.

Na programação, que pode ser vista no site do evento (enaujampa.com), estão previstas visitas técnicas ao Parque da Lagoa e ao Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), mini-curso sobre Paisagismo Urbano, Aspectos Jurídicos da Arborização Urbana, mesa redonda sobre Arborização e Áreas Verdes Urbanas – Experiências nas Capitais Nordestinas, Paisagismo e Arborização Urbana, Direito Ambiental e Legislação da Arborização Urbana.

Para o secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, esse é um dos eventos mais importantes, considerando os nossos desafios em equilibrar qualidade de vida, áreas verdes e desenvolvimento sustentável nas cidades. “O nosso objetivo é contribuir para essa discussão, trazendo para João Pessoa especialistas de ponta na área da arborização urbana”, concluiu. 

O encerramento do IV Enau vai contar com a palestra “Cidades Verdes Expressam Habitantes Dignos”, com o paisagista argentino Raul Canovas, professor, escritor e conselheiro da Associação Nacional de Paisagismo.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook