Estudantes do programa Gira Mundo são recebidos por representantes do Governo da Espanha

Os 25 estudantes selecionados para o Programa Gira Mundo Espanha, juntamente com a equipe coordenadora do programa, foram recepcionados pelo governo da cidade de Cádiz, na Espanha. A equipe foi recebida na prefeitura da cidade por Adrián Martínez de Pinillo, conselheiro de Juventude e Esporte de Cádiz.

O representante do governo espanhol falou sobre a importância do intercâmbio cultural e dos estudos. “A educação é uma das poucas armas eficazes na luta contra o ódio, o racismo e todo tipo de preconceito em qualquer parte do mundo", destacou o conselheiro, que desejou boas-vindas aos estudantes à cidade de Cádiz: “Que esta oportunidade seja muito proveitosa”. Adrián Martínez de Pinillo explicou à equipe que a cidade de Cádiz está sendo governada por um partido de orientação socialista com ampla participação popular. O conselheiro demonstrou ter pesquisado sobre a Paraíba e convidou o governador Ricardo Coutinho para conhecer Cádiz em qualquer tempo.

Os estudantes embarcaram no dia 30 de setembro para a Espanha. Com um investimento da ordem de R$ 3.549.975,00, o programa Gira Mundo visa proporcionar aos alunos matriculados na segunda série do Ensino Médio o desenvolvimento linguístico e a interação com novas culturas e métodos de ensino.

Ao regressarem, os alunos serão multiplicadores do Programa Gira Mundo em suas regiões e desenvolverão ações voltadas ao aprimoramento da educação no estado da Paraíba. O projeto objetiva motivar alunos e professores da rede pública estadual na busca de melhor formação e desempenho na escola.

Os 25 alunos do 2º ano do Ensino Médio foram escolhidos mediante o resultado das notas do 1º ano, cursado em 2016 e do 1º bimestre do ano letivo de 2017. Para seleção foi aplicada uma Prova de Proficiência elaborada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) nas 14 Gerências Regionais de Educação (GRE). A seleção foi realizada em três etapas, de caráter classificatório e eliminatório e uma última etapa de caráter apenas eliminatório.

A primeira etapa selecionou 1.800 alunos, com as maiores médias do desempenho acadêmico do ano de 2016, de acordo com o número de vagas distribuídas, nas turmas de cada GRE. Todos os alunos que participaram da prova receberam certificados.

Os estudantes classificados e aprovados para o intercâmbio recebem uma bolsa instalação e cinco bolsas manutenção no valor de R$ 700,00. A primeira foi entregue antes do embarque, para cobrir despesas iniciais, e as demais, no decorrer do programa. Eles também recebem seguro de saúde durante o período em que estiverem residindo no país de destino. A acomodação é em casa de família residente na localidade definida para o intercambista.

Durante a estada nos países, o estudante deverá desenvolver um projeto com temática relacionada à cidadania, diferenças e similaridades socioculturais, meio ambiente, inovação, globalização, economia criativa, empreendedorismo com responsabilidade social, convivência pacífica e cooperativa entre os povos e nações entre outros temas, a serem desenvolvidos em sua escola e região no seu regresso ao Brasil.
Para saber mais sobre o programa acesse: paraiba.pb.gov.br/educação/giramundo

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook