Alunos da Escola Municipal Santos Dumont são recebidos na CMJP

Cerca de 30 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Dumont assistiram à sessão ordinária desta quarta-feira (11) e conheceram as dependências da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Eles ainda participaram de palestras organizadas pela Escola Legislativa sobre divisão dos poderes, funcionamento da Casa, funções do vereador e sobre as sessões e votações.

A iniciativa faz parte do projeto 'Escola na Câmara', que consiste em visitas orientadas de estudantes de escolas públicas e privadas às dependências da CMJP, em que os alunos do ensino fundamental e ensino médio terão a oportunidade de conhecer o Poder Legislativo, o papel do vereador e ter a experiência in loco de uma sessão ordinária.

O vereador Lucas de Brito (PSL/Livres), padrinho do projeto, deu as boas vindas e destacou a importância da iniciativa na formação dos alunos enquanto cidadãos. “Tive a oportunidade de estar na presidência interina da Casa no lançamento desse projeto, que é de grande importância. Ele se traduz numa aula prática dentro do Poder Legislativo, de grande contribuição para a formação cívica dos alunos”, explicou.

O assessor da Escola Legislativa, Kaleo Mariz Rodrigues Silva, explicou aos alunos, de maneira bem didática, sobre a divisão dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário em suas esferas. Rômulo Santana, também assessor da Escola Legislativa, explicou a composição e funções da Câmara, além do processo de formação das leis.

O presidente da Escola Legislativa, Paulo de Sá Barreto, também palestrou e explicando sobre as formas de participação da sociedade no Poder Legislativo. “A visita dos estudantes foi muito proveitosa. Eles tiveram a oportunidade de acompanhar as palestras e a sessão ordinária atentamente”, declarou.

Para o diretor da Escola Santos Dumont, os estudantes tiveram uma oportunidade valiosa de conhecimento. “Hoje os alunos têm noção da beleza que é a Casa Legislativa. É fundamental que eles tenham esse conhecimento para conseguir absorver o assunto dado em sala de aula, além de saber o que solicitar dos vereadores para tentar solucionar os problemas das comunidades em que vivem”, ressaltou.

Visitaram a Câmara os alunos do nono ano do ensino fundamental do colégio. Estefany Henrique do Nascimento, 14 anos, destacou que a aula em campo facilitou o aprendizado. “Está sendo muito legal e interessante. É importante que a gente possa participar de perto, assim aprendemos mais”, afirmou.

Já Moisés Rondinelli Silva, 14 anos, ressaltou que a visita proporcionou uma visão mais precisa do trabalho dos parlamentares. “Tivemos a oportunidade de ter uma concepção melhor dos trabalhos

realizados pelos vereadores. É gratificante se interessar pelo processo eleitoral em outros momentos e não só na hora de votar”, lembrou.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook