Tiririca dos Crioulos abre exposição neste sábado na Estação Cabo Branco

Objetos, fotos, desenhos, músicas e vídeos podem vistos na exposição “Tiririca dos Crioulos: Pessoas Fortes na Luta” que será aberta neste sábado (6), às 17h, no primeiro pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. O horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h, com entrada gratuita.

A exposição será aberta com uma roda de diálogo, às 14h, no espaço expositivo, que tem como tema ‘Arte, Patrimônio e Políticas Culturais: construindo pontes para a educação das relações étnico-raciais’. O evento contará com a participação da equipe “Do Buraco ao Mundo”, membros da comunidade Tiririca dos Crioulos, um representante do Rumos Itaú Cultural, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Casa do Patrimônio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional da Paraíba (IPHAN/PB).

A partir das 17h haverá uma ritual de abertura com as moradoras e moradores da Tiririca dos Crioulos. Um dos coordenadores da exposição, o antropólogo Nivaldo Aureliano Leo Neto, trabalha com a comunidade há três anos e disse que esse trabalho foi realizado no modelo de gestão compartilhada. “Esse tipo de gestão é caracterizada pela ênfase na participação de todos os membros da comunidade acadêmica na tomada de decisões, bem como o envolvimento consciente e integrado nas atividades que permeiam o processo escolar”, explicou.

A exposição coletiva é mediada por Rumos Itaú Cultural (2015/2016), sendo resultado da ação educativa “Do buraco ao mundo”, que culminou na produção de material didático produzido pelos pesquisadores do quilombo indígena Tiririca dos Crioulos, comunidade do município de Carnaubeira da Penha, Sertão de Pernambuco. O material foi concebido por pessoas de diferentes faixas etárias e gerações, e revela sobre o cotidiano da comunidade, as danças, as crenças, as festas e saberes de um povo.

SERVIÇO:
Exposição: “Tiririca dos Crioulos: Pessoas Fortes na Luta”
Abertura: Sábado (6)
Hora: 17h
Local: Primeiro pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco
Entrada gratuita.
Horário de visitação: terça a sexta-feira de 9h às 18h, e sábados, domingos e feriados das 10h às 19h.
Fones: 3214.8303 – 3214.8270
www.joaopessoa.pbgov.br/estacaocb.
Fotografia: Carmelo Fioraso, Leonaldo, Cicera, Larissa, Lara, Nivaldo
Direitos reservados: Buraco ao mundo
Texto legenda para alguma foto: Comunidade quilombola Tiririca dos Crioulos
Blog: www.culturadigital.br/tiriricadoscrioulos

Fonte Secom JP
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook