Estudantes da rede pública participam de ações preventivas promovida pela SMS‏

Como forma de continuar as ações de prevenção e tratamento da Geohelmintiases e hanseníase, realizado nas escolas da rede pública desde o início de agosto deste ano, a Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS) investigou cerca de mil alunos com manchas suspeitas de hanseníase, dos quais não houve confirmação de casos para a doença. A campanha tem como objetivo identificar casos suspeitos de Hanseníase e tratar Geohelmintíases (verminoses).

No período da campanha, os profissionais da rede municipal de saúde orientados pela área técnica de tuberculose e hanseníase da SMS trataram mais de 5.700 crianças e adolescentes nas escolas da rede públicas contra verminose. As ações aconteceram entre os meses de agosto a novembro.

Para participar da campanha, os alunos tiveram que apresentar um termo de aceitação assinado pelos pais ou responsáveis. Ainda como parte dos questionamentos, os formulários continham uma autoimagem para que a criança sinalizasse, na figura, possíveis manchas suspeitas em seus familiares, apontando o local e tamanho no desenho do documento.

“Até o final da campanha nenhum caso de Hanseníase foi confirmado. Vale salientar que, a campanha acontece anualmente, no intuito de intensificar as atividades, mas diariamente, as equipes das Unidades de Saúde da Família (USF) realizam ações tanto de investigação em casos suspeitos de Hanseníase, como também disponibilizam a medicação contra verminoses”, afirma a coordenadora da Área técnica de Tuberculose e Hanseníase, Eveline Vilar.

As pessoas que não puderam ser atendidas pelo programa e buscam por mais informações sobre o tema, devem procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua casa e ficar atenta aos sintomas das doenças.

As atividades preventivas é uma parceria entre a Secretaria de Educação e cultura (Sedec) e a Secretaria de Saúde do município, com observação em 38 escolas da rede municipal e estadual que fazem parte da área de atuação do projeto e possuem alunos com idades entre 5 e 14 anos.

Geohelmintíases – Também conhecida por verminoses, constitui um grupo de doenças parasitárias intestinais que acometem o homem e podem causar sérios problemas de saúde, como anemia, perda de peso, dores abdominais, sangramentos intestinais e diarreias frequentes. A lombriga e o amarelão são os tipos mais conhecidos, caracterizadas como infecções no intestino provocadas por vermes ou parasitas.

Hanseníase - A hanseníase é causada por uma bactéria denominada Mycobacterium leprae e transmitida pelas vias respiratórias superiores, através da tosse e do espirro. Os principais sinais são caroços e placas em qualquer local do corpo, manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato, bem como áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da sudorese.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook