PMJP libera R$ 847 mil para financiar projetos de arte, educação e inclusão

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), fez o repasse deR$847 mil para as 19 instituições que tiveram seus projetos aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), exercício 2014.

Os recursos são provenientes do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e vão beneficiar dezoito instituições não-governamental e uma governamental, registradas no CMDCA.

O gestor financeiro do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS), Josemo Martins, explicou que as instituições contempladas desenvolvem atividades com crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade. “São instituições que obtém resultados positivos na execução dos projetos, através de um trabalho desempenhado com seriedade e responsabilidade. Esperamos que no próximo ano possamos arrecadar mais doações com mais parcerias”, afirmou.

Instituições beneficiadas:


1- Pia sociedade Pe. Nicola Mazza. 

Projeto: Construindo Escolhas

Objetivo: garantir o desenvolvimento de um trabalho educativo no contra turno escolar direcionado aos adolescentes do bairro do Alto do Mateus. Tendo como foco a formação dos direitos através de formas reflexiva, criativa e critica da realidade comunitária proporcionando aos educandos vivencias de respeito étnico racial de gênero e de combate a qualquer violação dos direitos, através de ações educativas na linha da arte, esporte qualificação profissional e prática de leitura efetivando assim uma cultura de protagonismo e de construção de paz.


2-Associação Recreativa Cultural e Artística – (Arca)

Projeto: Brincando e Construindo e Valores

Objetivo: construir valores de um círculo de vida em crianças, adolescentes e seus familiares a partir da vivência de prática saudáveis do esporte, do lazer da arte e da recreação, o projeto tem como abrangência as comunidades da Ilha do Bispo, Varadouro e Porto do Capim.


3-Aldeias Infantis SOS do Brasil

Projeto: Acolhendo II

Objetivo: proporcionar um ambiente mais acolhedor e entorno protetor para as crianças e adolescentes residentes nas casas Lares da Aldeia Infantis SOS. Propiciar a formação continuada para as cuidadoras residentes e substitutas do acolhimento institucional.


4-Associação de Solidariedade Internacional - Esso do Brasil.

Projeto: Atores da Cidadania II

Objetivo: trabalhar a diminuição do índice de vulnerabilidade social das crianças e adolescentes e jovens em situação de risco nas comunidades São Rafael e Timbó no município de João Pessoa.


5-Associação Social Evangélica Sara Kally

Projeto: Contando Historia e Fazendo Arte.

Objetivo: estimular na criança e adolescente o desenvolvimento educacional, social e emocional do público alvo através das cantigas de rodas e contação de historia dando incentivo à leitura, apresentação teatral, dança música, informática, arte e brincadeiras lúdicas, minimizando a repetência e evasão escolar.


6-Centro Cultural Piollin

Projeto: História e Outras palavras.

Objetivo: promover as condições para que crianças, adolescentes e jovens da cidade de João Pessoa, oriundo de setores populares, exerçam um diálogo critico nos campos da expressão e do exercício de sua cidadania por meio de ações culturais e educativas.


7-Associação de Prevenção a Aids – Amazonas

Projeto: Educomunicadores/as nos terreiros do povo

Objetivo: contribuir para o desenvolvimento humano de adolescentes através da educomunicação da inclusão e do protagonismo juvenil, articulando os atores locais, através do desenvolvimento de ações de promoção da cidadania visando contribuir na defesa dos direitos de crianças e adolescente.


8-Casa de Cultura Ilwe Asé D’osoguia –IAO

Projeto: Quilombo Cultural Digital, gerando renda, africanidade e leitura.

Objetivo: implantação do núcleo de leitura e de formação para capacitar, empoderar e qualificar 30 agentes de cultura digital com apoio do projeto quilombo cultural yemanjá sogbá, que teve financiamento do Fundec 2013 e agora faz parte da Rede de Pontes de cultura do Ministério da Cultura e Pontos de Cultura da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e Unesco Criança Esperança.


9- Centro de Apoio a Criança e Adolescente (Cendac)

Projeto: Tecendo o Amanhã – Fortalecer o Protagonismo juvenil pela Qualificação profissional e para a Cidadania inclusiva.

Objetivo: promover a qualificação profissional de adolescentes e jovens carentes para a inserção no mercado de trabalho com interface ao enfrentamento à violência e a exploração sexual.


10-Associação de Pais e amigos dos Excepcionais de João Pessoa (APAE)

Projeto: Climatização das salas de atendimento clínico e pedagógico da Apae/JP

Objetivo: climatizar as salas de atendimento clínico e pedagógico da Apae/JP


11-Centro da Mulher 8 de Março

Projeto: Consolidação Estratégias de prevenção ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, tendo em vista a realização dos megaeventos de 2014.

Objetivo: consolidar ações de prevenções e enfrentamentos á violência sexual de crianças e adolescentes nos megaeventos em João Pessoa.


12-Fundação São Padre Pio de Pietrelcina

Projeto: Equipar

Objetivo: desenvolver ações sociais e tecnológicas mediante a aquisição de material técnico de informática, consumo e permanente, além da contratação de serviços técnicos especializados e de terceiros através de pessoa jurídica.



13-Grupo de Estudo e apoio a Adoção de João Pessoa- (GEAD)

Projeto: Adoção é Acolhimento

Objetivo: estimular e capacitar o sistema de acolhimento para crianças e adolescentes a preparar as crianças e adolescentes acolhida (os) para sua reinserção no ambiente familiar, seja da família natural ou adotiva, contribuindo para a garantia do seu direito a convivência familiar e comunitária.


14-Associação dos Moradores Jardim Veneza e Adjacências – (AMJAVA)

Projeto: Vencendo o Silêncio

Objetivo: contribuir para a promoção defesa e garantia de direitos das crianças e dos adolescentes vitimas de violência, abuso ou exploração sexual na busca de identificar o fenômeno e riscos decorrentes para prevenir o agravamento da situação e promover a interrupção do ciclo de violência.


15- Congregação Holística da Paraíba (Escola Viva Olho do Tempo)

Projeto: Ecoeducação, cultura, memória e tecnologia.

Objetivo: desenvolver um processo educativo com crianças adolescentes, familiares e comunidade em ações de cultura digital, artes integradas (danças, teatro, musica/percussão, literatura, prática dos saberes), formação de leitores, patrimônio, memória/museu vivo, educação ambiental/esporte, formação continuada de educadores e eventos culturais utilizando a participação da comunidade por meio de suas ações.


16-Associação de Promoção Sócio-Cultural da Comunidade Bairro dos Novais.

Projeto: Fazendo Arte e Resgatando Cidadania

Objetivo: proporcionar o acesso à cultura através do teatro, do artesanato e da pintura de modo a materializar um espaço de inclusão e cidadania na promoção de ações protetivas e preventivas para crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social no Bairro dos Novais.



17- Casa Pequeno Davi

Projeto: Cooperação Cultura e Paz

Objetivo: trabalhar com crianças adolescentes em situação de vulnerabilidade social e ou de conflito do Roger e adjacências e promover o acesso a atividades culturais como um vetor de superação capaz de promover paz e cidadania, tolerância e respeito.


18- A.C. Social Assessoria e Consultoria para Inclusão

Projeto: Inclusão Social Direito de Todos

Objetivo: inclusão social de pessoas portadores de necessidades especiais com mobilidade reduzida e em vulnerabilidade social, proporcionando acessibilidade ao mar e a prática de modalidades esportivas.


19-Associação Paraibana de Equoterapia- (ASPEq)

Projeto: Bem Viver e Aprendendo

Objetivo: estimular a aprendizagem, com atividades e brincadeiras para o desenvolvimento dos praticantes da Aspeq, oferecendo momentos com estímulos importantes seja por meio de brincadeiras e ou atividades pedagógicas.

Serviço: Para doações - Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente – FMDCA 2014 Agência 1618-7/ Conta 12.872-4 / Banco do Brasil. Mais informações ligue: (83)3218-9845 Casa dos Conselhos Municipais ou e-mailcmdcajp@ig.com.br.

COM SECOM-JP.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook