Médicos e enfermeiros do Estado participam de capacitação sobre prevenção do câncer de mama

Durante todo esse mês, cerca de 750 médicos e enfermeiros, que atuam na Atenção Básica dos municípios paraibanos, participam do curso de “Formação sobre prevenção e detecção precoce do câncer de mama”. A capacitação acontece em cidades que polarizam as quatro macrorregiões do estado. A primeira qualificação já ocorreu na tarde da terça-feira (6), no auditório da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), na Capital. Campina Grande recebe o treinamento nesta quarta-feira (7) e no dia 21 de maio. Nos dias 14 e 15 deste mês, respectivamente, é a vez de Cajazeiras e Patos. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio de sua Secretaria de Saúde (SES).

A secretária Executiva de Estado da Saúde, Claudia Veras, lembrou a importância dos profissionais de saúde da Atenção Básica solicitarem exames como a mamografia. “Muitas vezes existe a oferta do exame e o profissional não sabe exatamente como vai fazer. Então, a SES se propôs essa qualificação para todos os profissionais da Atenção Básica, para que possamos assim aumentar o número de mamografias solicitadas”, explicou.

Ainda de acordo com a secretária, cada turma do curso terá uma média de 150 profissionais. Ao capacitar médicos e enfermeiros da Atenção Básica das quatro macrorregiões da Saúde, todos os municípios paraibanos serão beneficiados. Além disso, esses profissionais que recebem o treinamento se tornam agentes multiplicadores de informações e práticas relacionadas à prevenção do câncer de mama nas suas cidades de origem.

A presidente da ONG Amigos do Peito, Fátima Lucena, ressaltou a importância que a detecção precoce do câncer de mama teve em sua vida. “Há 14 anos, descobri que estava com câncer de mama. Se estou viva hoje foi porque ele foi descoberto precocemente, através de uma mamografia”, afirmou. “A detecção precoce é fator importantíssimo para a cura da doença. Nosso objetivo é que todas as mulheres tenham acesso a esse exame e que possam detectar um possível câncer precocemente, aumentando assim as chances de cura total”, completou.

Primeira capacitação – A capacitação na Capital paraibana foi desenvolvida em dois painéis. O primeiro teve o tema “Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Mama” e foi ministrado pelos mastologistas Frederico Scabello (Sousa), Thiago Lopes (Patos), Lise Reis (CDEC) e Joana Barros (SBM- PB). O segundo teve o tema “Rede de Atenção à Saúde/Serviços para o tratamento do Câncer” e contou com a participação de técnicos da SES e das Gerências Regionais de Saúde.

A mesa de abertura do evento teve a participação de representantes estaduais e regionais da área de saúde. Ela foi composta pela secretária executiva de Estado da Saúde, Cláudia Veras; o procurador do Ministério Público Federal, Guilherme Ferraz; a presidente da ONG Amigos do Peito, Fátima Lucena; e a mastologista da Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional Paraíba, Joana Barros.

COM SECOM-PB.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook