Prefeitura de Cabedelo renova ambulância do Samu que atende a cidade

O Ministério da Saúde disponibilizou para a cidade de Cabedelo uma nova ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que ficará à disposição da população. O equipamento foi adquirido através de um convênio do Governo Federal com as cidades da 1ª Macrorregião, que incluem João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux e Conde, totalizando 1,8 milhão de habitantes.

A entrega simbólica do equipamento aconteceu no Hospital Municipal Padre Alfredo Barbosa, onde ficará a nova viatura, para uso exclusivo das ocorrências registradas através do telefone 192. O evento teve a presença do Prefeito Leto Viana e do secretário de saúde, Jairo Gama, e fez parte do calendário da semana especial em comemoração ao Dia Mundial da Saúde.

A nova ambulância é uma VTR USB (Unidade de Suporte Básico) que dispõe de mais espaço e mais equipamentos modernos em seu ambiente interno. A viatura comporta, além do paciente, 1 condutor socorrista, 1 enfermeiro e 1 técnico de enfermagem.

Fruto de várias reivindicações, principalmente por parte de usuários e também da Coordenação de Enfermagem do Hospital Municipal, essa renovação tem como objetivo aumentar a qualidade da assistência e proporcionar melhorias nos serviços oferecidos à população, além de aprimorar as condições de trabalho e segurança aos profissionais de saúde e usuários do equipamento.

Sobre o Samu – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência atende situações em que há risco de vida iminente, como urgências clínicas agudas (parada cardiorrespiratória, dificuldade respiratória severa, convulsões, dentre outros) e urgências traumáticas (atropelamentos, acidentes de trânsito, quedas, queimaduras graves, afogamentos, agressões por armas de fogo ou brancas, choques elétricos). Para solicitar o Samu, basta ligar para o 192. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas, com gravação completa das conversações

Não fazer trotes - Fazer ‘trotes’ aos serviços públicos considerados essenciais é crime. O Samu que atende a 1ª Macrorregião, contemplando Cabedelo, recebe diariamente uma média de mil ligações na sua central de teleatendimento. Segundo dados do Serviço, de janeiro até março deste ano, 40% dessas ligações foram trotes, atrapalhando, dessa forma, o trabalho dos socorristas. O trote é uma contravenção penal que pode resultar em detenção e multa. No caso do Samu, o trote é considerado uma tentativa de restrição ao serviço público de emergência, com pena prevista no artigo 256 do Código Penal, resultado em reclusão de um a cinco anos e multa.

Secom - Cabedelo
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook