Ricardo abre Conferência da Assistência Social e destaca avanços na área

O governador Ricardo Coutinho abriu, na manhã desta quarta-feira (9) a 9ª Conferência Estadual da Assistência Social, no Garden Hotel, em Campina Grande. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) e o Conselho Estadual de Assistência Social, reúne cerca de mil pessoas até esta quinta-feira (10).

Durante os dois dias, o Sistema Único de Assistência Social será avaliado por usuários, gestores, trabalhadores e conselheiros da assistência social. Ao final do evento, serão escolhidos 591 delegados. Desses, 307 são governamentais e 284 não-governamentais para representar a Paraíba na etapa nacional que ocorrerá em Brasília, no mês de dezembro.

O governador Ricardo Coutinho destacou a importância da Conferência, que busca traçar diretrizes para a Política da Assistência Social e ressaltou avanços na área. “Implantamos mais de 20 Creas no Estado e conquistamos mais cinco, recentemente, que são Centros de Referência Especializados que aplicam a politica da assistência social. Tivemos também a oportunidade de estabelecer esta política de apoio aos idosos, principalmente aqueles que vivem institucionalizados. Destinamos R$ 2 milhões através de edital público para que melhorias sejam feitas nas Instituições de Longa Permanência para Idosos”, citou.

Ele também ressaltou a construção do primeiro condomínio totalmente adaptado para idosos da Paraíba, o Cidade Madura, construído em Mangabeira, em João Pessoa, que será inaugurado em dezembro, com capacidade para 40 pessoas com 60 anos ou mais.

Outra ação do Governo do Estado na área da Assistência é o enfrentamento à insegurança alimentar. Nesta gestão foram inaugurados dois restaurantes populares, totalizando quatro equipamentos que fornecem juntos 3,5 mil refeições diárias. Houve também a ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que antes atendia a 14 municípios e agora vai atender a 127 cidades.

A secretária da Sedh e presidente do Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social, Aparecida Ramos de Meneses, frisou que as conferências são mecanismos de participação. “Precisamos avançar muito porque temos que olhar a questão dos idosos, das crianças e adolescentes, das pessoas com deficiência. Para seguir em frente é preciso que tenhamos a capacidade de entender que esta política pública é uma construção coletiva, de toda a sociedade brasileira”, ressaltou a secretária Aparecida Ramos.

Programação – Logo após a abertura, houve a leitura do regimento interno. Em seguida,a secretária adjunta nacional da Assistência Social, Valéria Gonelli, representante do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) realizou palestra sobre a Gestão e Financiamento na efetivação do Suas.

Já a presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Luzielle Tapajós, falou para os conferencistas sobre “Gestão e Controle Social no Suas”. Em seguida foram formados grupos de trabalho. Nesta quinta-feira (10), acontecem duas plenárias, e no período da tarde, haverá a escolha dos delegados.

A Conferência tem como tema “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do Sistema Único de Assistência Social (Suas)” e foi dividida em seis eixos: Cofinanciamento obrigatório da assistência social; Gestão Suas: Vigilância Socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação; Gestão do Trabalho; Gestão dos Serviços, programas e projetos; Gestão dos benefícios no Suas e Regionalização.

Mesa – Também participaram da abertura do evento o vice-governador Rômulo Gouveia, a presidente do CNAS, Luzielle Tapajós e da secretária adjunta da Assistência Social, Valéria Gonell, o representante do Ministério Público, Valberto Lira; o presidente do Conselho Estadual da Assistência Social, Leonardo Pessoa, e o representante do prefeito de Campina Grande e adjunto da Secretaria de Assistência Social, Rubens Nascimento.

Ainda prestigiaram a solenidade na mesa de abertura, o presidente do Conselho Regional de Psicologia, Luiz Pereira; presidente do Conselho Regional de Serviço Social, Tarcísio Teixeira, além de representante da OAB e dos usuários do Suas.
Compartilha via Whatsapp

Sobre andre

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook