Maternidade do Hospital Geral de Mamanguape oferta serviço de doulas às gestantes

Conforto e segurança são primordiais para o bem estar das gestantes quando procuram uma maternidade. É por isso que a maternidade do Hospital Geral de Mamanguape integrou ao Spa Gestacional uma profissional doula, que acompanha a mulher como assistente de parto, e a auxilia até os primeiros meses após dar à luz. A novidade é fruto da política de humanização da unidade de saúde, e viabiliza à parturiente uma melhor experiência desse momento tão especial que é a chegada de um bebê.



O diretor geral do hospital, Reginaldo Lota, justificou a disponibilização do serviço na maternidade “A presença de uma doula é uma prática incentivada pelo Ministério da Saúde e adotada pela instituição, como um instrumento humanizador, pois ela acolhe e acompanha as mulheres na hora do parto, dando apoio emocional e incentivo não só às gestantes, mas também aos seus familiares, devido à empatia adquirida com a cliente durante sua permanência à beira do leito. Sendo assim, não só disponibilizamos o serviço, como também abrimos as portas para doulas trazidas pela própria gestante, desde que sejam profissionais capacitadas para essa atividade”, explicou.



De acordo com a mamãe Livia Pais, 27 anos, que teve a assistência da profissional no nascimento de sua filha, a doula  ajudou numa melhor preparação para o momento. “O  auxílio  de uma doula  me proporcionou  bem estar nos  meus momentos mais difíceis de dores, cansaço, no trabalho de  parto. Nesse momento único e bonito da minha vida foi indispensável tê-la ao meu lado. No HGM encontrei uma boa infraestrutura e uma equipe singular, respeitosa, humana e profissional. Só tenho a agradecer a todos do  HGM, por esse momento lindo vivido por mim e a minha família.”, pontuou.



Em 2018, a maternidade do Hospital Geral de  Mamanguape realizou mais de 1.700 partos, uma média de 146 por mês. Dessas mamães, mais de 67% passaram pelo Spa Gestacional, para estimular o parto normal. De acordo com Jair Brito, coordenador assistencial da maternidade, a expectativa é que o trabalho de doula ajude a melhorar ainda mais esses números. “O Spa Gestacional é uma ferramenta que tem sido importante para estimular o parto normal. Com a chegada desse serviço de doulas, teremos um ambiente ainda mais favorável, pois estudos comprovam que o colo uterino dilata-se com mais dinâmica ao uso dos exercícios e relaxamento, prática rotineira dessa profissional”, comemorou.



Maternidade do HGM - Referência em partos de baixo risco, a Maternidade atende aos onze municípios da região do Vale do Mamanguape. Sua estrutura faz parte do Hospital Geral de Mamanguape, inaugurado pelo Governo do Estado da Paraíba no ano de 2014. Dentre os serviços oferecidos às mamães destacam-se os projetos de humanização, que dispõem de Curso para Gestantes, Mamãe Beleza, Primeiro Click e Musicoterapia, visando tornar a experiência da maternidade um momento especial.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Chico Lobo

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook