Alunos da Polícia Militar conhecem trabalho socioeducativo em unidade da Fundac

Alunos do 1° Curso de Tecnólogo do Centro de Ensino da Polícia Militar visitaram o Centro Educacional do Jovem, unidade socioeducativa da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac), para conhecer um pouco do trabalho socioeducativo realizado nas unidades para cumprimento de medidas. A visita aconteceu na tarde dessa terça-feira (12) e faz parte da temática abordada por uma cadeira da grade de disciplinas do curso voltada para o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA e Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

Segundo Wendow Lacerda, diretor da Unidade Socioeducativa CEJ, esta é a segunda vez que uma turma de polícias militares se preocupa em saber como os adolescentes e jovens são recebidos, após sua apreensão, e a sua rotina no Centro. “Está se tornando uma referência em atividades desenvolvidas com intuito de inserção e reintegração de jovens ao convívio social, profissionalizando, capacitando e qualificando esses jovens para quando receberem sua progressão de medida estejam aptos a se reintegrar socialmente.”, explicou o diretor.

A turma de policiais militares da 6° Companhia, ainda em formação no Centro de Ensino, foi recebida por toda a equipe que faz o trabalho socioeducativo dentro do CEJ: Wendow Lacerda (diretor), Haniery Lima (vice-diretor), Érika Chianca (coord. técnica), Tariana (diretora da Escola Cidadã Integral) Ilka (coordenação pedagógica da Escola) e dos demais professores. Cada um em seu campo de atuação integral pôde explicar aos alunos o passo a passo, desde quando o jovem ao completar 18 anos entra no CEJ; como deve ser atendido; a sua conduta e estadia na unidade.

Na ocasião, o instrutor e comandante da turma capitão Carlos, com 16 anos de profissão, disse que a última vez que esteve no CEJ foi em situações de conflito, quando ocorreu a última rebelião em 2016, frisando ainda que, chegar após esse tempo, ver e sentir um clima de paz dentro da Unidade é uma realização ímpar.

A turma de alunos da PM, durante a visita ao CEJ, ainda teve a oportunidade de participar de uma aula lecionada pelo professor Richardison, que explicou todas as atividades realizadas com os jovens, dentro da Unidade Socioeducativa, pela Escola Cidadã Integral.




Compartilha via Whatsapp

Sobre Chico Lobo

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook