Ocupa FLIT: Conde realiza prévia da Feira do Livro Internacional da Paraíba neste sábado

No próximo sábado (1º), a cidade do Conde, no litoral sul paraibano, recebe o Ocupa FLIT– Festa do Livro Internacional da Paraíba, que acontece no Sítio Tambaba, a partir das 16h, com uma série de atividades culturais e literárias. O evento é o primeiro passo para a implementação de um projeto que vai culminar com a realização de uma feira de livros de abrangência internacional em setembro de 2019. A festa tem apoio do Governo do Estado, por intermédio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur).



A idealizadora da FLIT Conde é Anastácia Alencar. Durante o lançamento do projeto, nas dependências de um dos restaurantes regionais do Conde, Anastácia Alencar explicou que o projeto é amplo, foi concebido para estimular o interesse pela Literatura, a leitura de livros pelos jovens. Dentro desse contexto, busca-se aprimorar as demais formas de expressões da linguagem e comunicação por parte dos moradores do Conde. Ela disse que a escolha pela cidade litorânea do Conde tem uma razão: “Queremos criar um hábito de leitura e gerar mais conhecimento junto aos jovens. E agregar valor ao local onde eles vivem, já que a oralidade é  muito forte nas comunidades e nos quilombos existentes nesta região. A primeira atividade do projeto acontece neste sábado”.



A presidente da PBTur, Ruth Avelino, disse que eventos como o Ocupa FLIT Conde vai promover a divulgação do destino turístico, gerando sustentabilidade para a cidade e toda a sua economia, beneficiando diretamente sua população. “O Turismo não anda sozinho. Estamos trabalhando com a prefeitura municipal e o trade no sentido de tornar o Conde um destino turístico de passeio, de permanência, não apenas de passagem. Nesse sentido, a feira do livro vai gerar várias atividades ao longo do ano de 2019 que irão atrair turistas para a cidade”, explicou.



Sítio Tambaba – A programação do Ocupa FLIT deste sábado é extensa. Tem início às 16h com a presença do jornalista Fernando Moura, que será o responsável pela Difusora que vai funcionar durante todo o evento. O público terá ainda um estande da Livraria do Luiz com obras de autores paraibanos e livretos de Cordel. O grupo folclórico do Sesc tem presença confirmada com a apresentação de xaxado, coco de roda, dança de salão e forró.



Anastácia Alencar avisa que o público vai poder acompanhar um bate papo com o poeta angolano Abreu Paxe, autor de “As vozes da Memória Mundo”, que será mediado por Maria Valéria Rezende e Sérgio de Castro Pinto. “A presença de Abreu Paxe é muito importante. Ele vai conhecer o sítio Tambaba, a cidade como um todo e essas experiências poderão ser descritas ou relatadas por ele em seus trabalhos futuros”, disse.



A programação do Ocupa FLIT Conde prossegue até as 21h com lançamento de livros, performance musical e uma sessão de autógrafos com a escritora Maria Valéria Rezende, além de uma sessão de Cinema com a exibição de um curta-metragem. O encerramento vai reunir grupos de capoeira e forró.


Compartilha via Whatsapp

Sobre Chico Lobo

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook