Hospital Metropolitano realiza campanha sobre a importância da doação de sangue

Visando sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em parceria com o Hemocentro da Paraíba, realizou uma campanha na unidade hospitalar. Na ocasião, acompanhantes, visitantes, funcionários e a população em geral participaram da ação na qual foram arrecadadas 23 bolsas para o estoque do banco de sangue.   A campanha objetivou chamar atenção sobre a relevância da doação de sangue, visto que para cada cirurgia cardíaca realizada no Hospital Metropolitano são solicitadas pelo menos dez bolsas de sangue do Hemocentro.

A diretora-geral da unidade de saúde, Roberta Abath, lembrou que a instituição atende alta complexidade em cardiologia e neurologia e que conta com uma meta de realizar pelo menos 60 cirurgias por mês e que, para isso, é necessário que os estoques do Hemocentro estejam em dia. “Os hospitais públicos de grande porte na Paraíba, como o Hospital Metropolitano, estão precisando de sangue. As cirurgias desses hospitais dependem essencialmente do aumento do estoque de sangue  e de seus  hemoderivados. Contamos  com a solidariedade da população para esse ato de amor”, ressaltou.

Doando sangue pela primeira vez, o neurocirurgião do Hospital Metropolitano, o médico Gustavo Patriota, fez um convite à população para também tornarem-se doadores. “Cada bolsa, com 450ml, pode salvar até quatro vidas, dependendo do procedimento. Com a nossa doação, auxiliamos todos os pacientes de traumas cranioencefálicos e pessoas que irão se submeter a cirurgias seletivas que precisam de transfusão de sangue, apelo pela sensibilização de todos a esse ato que salva vidas”, explicou.

A doação aconteceu durante toda a terça-feira e foi aberta ao público. Participaram da ação profissionais da instituição, acompanhantes e os funcionários da Usina Tabu, localizada no município de Caaporã. A campanha continua nas redes sociais da unidade de saúde.  Para quem quer fazer uma doação pode procurar o Hemocentro mais perto de sua residência, pois permanentemente, de segunda a sábado, na sede em João Pessoa e nos hemonúcleos em outras regiões do Estado estão abertos para receberem os doadores.

Requisitos básicos para ser um doador de sangue

*Estar em boas condições de saúde.

 *Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos.

 *Pesar no mínimo 50kg.

*Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

*Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação). Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Compartilha via Whatsapp

Sobre Chico Lobo

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook