Desafio Ouse Criar começa nesta quinta-feira em Itaporanga com a Edição Design Têxtil

A quarta edição do Desafio “Ouse Criar” terá como tema Design Têxtil e começa nesta quinta-feira (15), em Itaporanga. O projeto da Rede de Formação e Colaboração Gira Paraíba da Secretaria de Estado da Educação (SEE), vai acontecer até sábado (17) no Estádio José Barros Sobrinho (O Zezão), na programação da Feira de Negócios e Empreendedorismo da Paraíba (Fenemp) do Empreender Paraíba.

O Ouse Criar acontece na II Expofeira de Inovação e Empreendedorismo do Vale do Piancó (Inovale), dentro da Fenemp. Nesta edição vão participar três escolas: Escola Cidadã Integral Técnica São Bento (São Bento); Escola Cidadã Integral Técnica Niceia Claudino Pinheiro (Cajazeiras); Escola Cidadã Integral Técnica Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho (Itaporanga). Participam do Desafio 30 alunos e seis professores mentores representantes de cursos da área têxtil desenvolvidos nas Escolas Estaduais Cidadãs Técnicas (ECITs).

Os estudantes irão ser divididos em grupos para receber os problemas relacionadas ao tema. O principal objetivo destes três dias é desafiar os alunos das cinco escolas, a trabalharem de forma colaborativa e inovadora e que sejam capazes de apresentar soluções para as problemáticas entregues de acordo com o tema do evento.

Etapas - Durante a primeira etapa do desafio, os alunos terão orientação logística. Cada grupo trabalhará  refletindo sobre a problemática lançada, dando ideias e realizando os primeiros desenhos do que será a solução a ser criada. Passada essa etapa, cada grupo fará visita técnica na empresa têxtil parceira do evento e deverá iniciar o momento da mão na massa ou prototipagem (linguagem do mundo empreendedor criativo).

Em seguida, os grupos irão trabalhar com a construção do Quadro Modelo de Negócio a partir da solução escolhida. Para finalizar todos os processos, cada grupo deverá planejar a apresentação da solução criada, realizada por meio de pitch (discurso de venda) para todos os que estiverem presentes (estudantes, professores e convidados).

Edição  Design Têxtil  - O Desafio Ouse Criar é uma maratona de empreendedorismo de inovação, cujo o principal objetivo é o de desafiar os alunos de diferentes unidades escolares a trabalhem de forma colaborativa e inovadora na busca por soluções interessantes para problemas indicados pelo setor produtivo e que até então não foram solucionados, assim como, projetarem as possíveis saídas de mercado para o produto desenvolvido.

A  Edição  Design Têxtil  foi pensada a partir de um diálogo entre a Rede Gira Paraíba, Comissão das Escolas Cidadãs Técnicas e áreas importantes do setor produtivo têxtil do Vale de Piancó. A ideia proposta é de incentivar a articulação entre os cursos técnicos ofertados nas escolas, demandas do setor produtivo e necessidades específicas da Rede Estadual de Ensino, sobretudo no que se refere ao acompanhamento dos projetos desenvolvidos por estudantes e professores.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Chico Lobo

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook