Projeto ‘De Repente no Espaço’ reúne Raulino Silva e Valdir Teles

Nesta quarta-feira (3), será realizada mais uma edição do projeto ‘De Repente no Espaço’. A partir das 19h, na Fundação Espaço Cultural, em João Pessoa, vão se apresentar os repentistas Raulino Silva, do Rio Grande do Norte e Valdir Teles, de Pernambuco.

Como de costume, a noite da poesia popular acontece na primeira quarta-feira do mês, no mezanino do Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego. A entrada é gratuita. A apresentação é de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento.

Para o público fiel do projeto, é a oportunidade de conferir a performance desses dois nomes da arte do repente. Poetas que trazem consigo o dom que os permite trazer o verso no improviso. Rápidos no raciocínio e no gatilho mental, os dois têm sempre a resposta de imediato ao oponente.

Valdir Teles - Valdir Teles, 61, é poeta repentista dos mais consagrados da poesia popular nordestina. Nasceu em Livramento, Cariri paraibano, mas foi levado ainda recém-nascido para São José do Egito, sertão do Pajeú pernambucano, onde recebeu forte influência da cultura local e teve o primeiro contato com a cantoria de viola.

A partir de 1979, quando fixou residência em Patos (PB), iniciou a trajetória poética que já se anunciava de grande dimensão para a cultura popular nordestina. Seu primeiro LP foi com o poeta Lúcio da Silva pela gravadora Chantecler. Em 1993 Valdir Teles mudou-se para Tuparetama (PE), cidade vizinha a São José do Egito e também situada no alto sertão do Pajeú, região conhecida como ‘paraíso dos cantadores’.

Com admirável acesso no meio artístico, Valdir traz em seu rol de confrades artistas como Maciel Melo, Alcymar Monteiro, Chiquinho de Belém, Santana, Flávio José, Flávio Leandro, Galego Aboiador, Nico Batista, Amazan, Bia Marinho, Val Patriota e Raimundo Fagner.

Valdir já cantou em dupla com os maiores nomes do universo da poesia popular, a exemplo de Louro Branco, Ivanildo Vila Nova, Sebastião Dias, Sebastião da Silva, Zé Viola, Geraldo Amâncio e Zé Cardoso. É a primeira vez que Valdir Teles participa de uma edição do ‘De Repente no Espaço’.

Com mais de 500 troféus de primeiro e segundo lugares, uma turnê pela Europa com Ivanildo Vila Nova, outra pelo norte do país até a Bolívia, Valdir (com mais de 50 CDs e DVDs) é reconhecido e mencionado em tudo que envolva os grandes nomes da viola.

Raulino Silva - Nascido no Rio Grande do Norte, na cidade de Antônio Martis, atualmente reside em Caruaru-PE. Com 17 anos de profissão já participou de centenas de festivais e ganhou exatamente 10 deles. Já gravou em 3 Cds e 1 DVD e agora se aventura no universo da música romântica.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia-a-dia. A poesia e a viola de Ivanildo estavam em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular.

Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

Sobre o projeto – Em julho de 2016, o projeto completou um ano de existência em grande estilo com o 2º Desafio De Repente, edição especial que reuniu cinco duplas de competidores mais uma dupla convidada. Para celebrar à altura, o evento aconteceu no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural, que ficou lotado.

O “De Repente no Espaço” é um evento mensal da Funesc lançado em julho do ano passado e faz parte das ações de ocupação do Espaço Cultural. Os encontros acontecem na primeira quarta-feira do mês. A cada nova edição, o público conta com diferentes atrações da Paraíba e de outros Estados da região. De julho a dezembro de 2015, foram realizadas seis edições simples.

Em janeiro de 2017, quando a iniciativa completou seis meses, contou com um formato diferente – o 1º Desafio De Repente - com a participação de seis duplas de repentistas. Sucesso de público, a edição especial lotou o mezanino do Teatro Paulo Pontes. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto que além conduzir as cantorias realiza oficina de declamação e versos pelo Estado, dentro do projeto.



Serviço:

De Repente no Espaço
Com Raulino Silva (RN) e Valdir Teles (PE)
Data: 3 de janeiro (quarta-feira)
Hora: 19h
Local: Mezanino do Teatro Paulo Pontes
Entrada: gratuita
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook