Momento Agevisa recomenda cuidados especiais com a saúde durante os dias quentes de Verão

“Na estação do ano em que a temperatura dos ambientes é predominantemente alta, como o Verão, alguns cuidados com o corpo, como beber muita água e evitar a exposição excessiva ao sol, são necessários e imprescindíveis para ajudar a garantir uma boa saúde, especialmente em lugares naturalmente quentes como a maioria dos municípios paraibanos, do Litoral ao Sertão”.O alerta é da diretora-geral da Agência Estadual de Vigilância Sanitária, Maria Eunice Kehrle dos Guimarães.



Na edição de quinta-feira (11) do Momento Agevisa (informativo que vai ao ar dentro da programação do Jornal Estadual da Rádio Tabajara – AM-1110 e FM-105.5), Maria Eunice observou que os cuidados com o corpo têm que se somar àqueles que devem ser obrigatoriamente tomados em relação aos alimentos consumidos, tanto nas residências quanto nos estabelecimentos comerciais do tipo bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis e outros afins.



O Momento Agevisa dessa quinta-feira (11) também teve a participação da gerente-técnica de Inspeção e Controle de Alimentos, Água para o Consumo Humano e Toxicologia da Agevisa/PB, Tatiane Lucena Galvão, que falou da importância de se beber bastante água como um hábito que vale para o ano inteiro, mas que deve ser intensificado durante o Verão porque, nesta época, o corpo humano, para se resfriar e manter sua temperatura normal em torno de 37°C, elimina um volume maior de água e sais minerais por meio do suor.



Sombra e água fresca –Tatiane Lucena disse também que evitar a exposição excessiva ao sol, especialmente entre as 10 horas da manhã e as quatro horas da tarde,é outro cuidado tão importante quanto beber muita água para que as pessoas possam aproveitar bem a estação do calor sem se descuidar da parte física dos seus corpos.



Ela explicou que “o período de radiação mais intensa, das 10 às 16 horas, resulta numa perda de líquidos bem mais elevada no corpo humano e provoca queimaduras de pele”, e advertiu que, “em longo prazo, o acúmulo de raios ultravioleta favorece o aparecimento de problemas de pele que podem inclusive evoluir para o câncer”. “Por isso, é melhor evitar se expor ao sol nesse horário, além de se proteger com filtro solar durante todo o dia”, enfatizou.



Alimentação –Tatiane Lucena disse ainda que o hábito de se alimentar bem é tão importante quanto beber regularmente água e se proteger do sol. “Durante o verão, é melhor optar por alimentos leves, com bastante água e ricos em vitaminas e sais minerais, para evitar a desidratação”, observou. E acrescentou: “Nos dias quentes, os alimentos gordurosos devem ser evitados, pois estes são mais difíceis de serem metabolizados e podem causar a sensação de mal-estar.Deve-se também evitar comidas e bebidas de procedência duvidosa, e ainda redobrar os cuidados com a higiene, manipulação, acondicionamento, preparo e conservação dos alimentos, tanto em casa quanto na rua”.



Acesso do consumidor –No caso dos estabelecimentos do ramo alimentício, como os bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis e similares, a gerente-técnica de Alimentos da Agevisa/PB lembrou que os clientes e usuários são autorizados pela Lei Estadual nº 10.953/2017 a acessar, durante o horário de expediente, os locais onde sejam preparados e armazenados os alimentos destinados à comercialização e ao consumo humano.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook