Laboratório do Hospital de Trauma da Capital realizou mais de 716 mil exames em 2017

Ao dar entrada e durante o período de internação no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena e no Hospital de Traumatologia e Ortopedia (Htop), unidade de retaguarda, os pacientes são submetidos à realização de exames que possam contribuir para o seu diagnóstico e tratamento. No ano de 2017, mais de 716 mil procedimentos foram feitos pelo laboratório de análises clínicas da instituição, o que representa uma média mensal que se aproxima dos 60 mil. 

O setor é responsável por executar mais de 30 variedades de exames, dentre esses se destacam hemogramas, bioquímicos e de microbiologia. Segundo a coordenadora do laboratório, Francisca Estrela, a demanda por esse último cresceu no ano passado. “A realização dos exames de microbiologia vem aumentando consideravelmente, isso pode ser visto como resultado de avaliações médicas mais específicas”, constatou.


No entanto, a bioquímica e farmacêutica também ressaltou que a qualidade dos procedimentos deve acompanhar o acréscimo na quantidade, sendo responsabilidade da equipe prestar um bom atendimento. “O laboratório vem, a cada dia, crescendo em volume de exames, por isso, prezamos pela qualidade desses”, frisou.


Os frutos desse trabalho podem ser constatados pela quarta premiação consecutiva do setor, certificado como excelente pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade, patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas. “Estamos no quarto ano em que participamos desse programa e recebemos, pela quarta vez, o desempenho excelente nas determinações das amostras-controle dos ensaios de proficiência contratados”, comemorou.
E embora o usuário seja o maior beneficiado desse controle de qualidade, Francisca Estrela aproveitou a proximidade do Dia do Farmacêutico, a ser celebrado no próximo dia 20, para agradecer e parabenizar os profissionais. “Tudo isso ocorre graças a uma equipe compromissada com o trabalho que exerce em prol do paciente, que é o nosso foco prioritário”, salientou.


Serviço – o Laboratório de Análises Clínicas da unidade de saúde funciona 24 horas, todos os dias da semana, com vinte técnicos, dois digitadores, sete farmacêuticos e seis biomédicos, organizados por uma escala.

SECOM PB
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook