Governo promove oficinas de adesão ao Sisan para municípios do Sertão

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) e do Setor de Execução do Projeto Consolidação e Gestão do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), promoveu, nesses dias 10 e 11, nas cidades de São Bento e Cajazeiras, a II e III Oficinas de Adesão ao Sisan. Os eventos tiveram como objetivo oferecer orientação e apoio técnico aos municípios do Sertão para integração ao Sistema.
O Sisan é um sistema público, instituído pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, de gestão intersetorial e participativa, que possibilita a articulação entre os três níveis de governo para a implementação e execução da Política de Segurança Alimentar e Nutricional.

Representantes de 21 municípios das 8ª e 10ª Regiões Geoadministrativas participaram das Oficinas, entre eles gestores e técnicos do funcionalismo público local.  As oficinas foram ministradas pelas educadoras sociais do projeto, Andréa Maria do Nascimento Xavier, Mirian Giseuda Medeiros Ferreira e pela coordenadora, Angela Carolina de Medeiros, que falou sobre a relevância da oficina: “Queremos mostrar que a adesão ao Sisan traz importantes benefícios para a população. Há municípios que possuem alguns encaminhamentos prontos, outros ainda irão consolidar os primeiros passos e não lhes faltará apoio para que todos os procedimentos sejam realizados”, afirmou.

Durante as oficinas foram abordados aspectos sobre a estrutura de funcionamento do Sisan e traçado diagnóstico da situação dos municípios no que tange aos requisitos de adesão. Também foram coletadas informações e realizados os primeiros encaminhamentos necessários.

“Já colhemos os frutos da nossa primeira mobilização realizada no último dia 13 de dezembro, na cidade de São Bento, durante evento promovido pelo Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas). Como resultado desse encontro, há municípios que já estão finalizando seus trâmites de adesão. São João do Rio do Peixe é um deles, sua secretária de Assistência Social, Maria do Socorro Tavares de Sousa, se dispôs a realizar oficina no próximo dia 20 de fevereiro, destinada a auxiliar representantes das Regionais de Cajazeiras e Sousa com relação à adesão. Participaremos do evento não apenas como convidados, mas daremos apoio técnico”, completou a coordenadora.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook