Governo do Estado oferece curso técnico de Hospedagem em escola cidadã integral no município de Conde

A Escola Estadual Ilza de Almeida Ribeiro, localizada no Conde, oferece, a partir deste ano, o Ensino em Tempo Integral para alunos do 7º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, disponibilizando ainda o curso Técnico em Hospedagem para estudantes do 1º Ano do Ensino Médio. O lançamento do curso técnico ocorreu nesta terça-feira (16), durante Simpósio de Educação Integrada ao Setor Produtivo, no Centro de Convenções Angola do Hotel Mussulo.

O evento faz parte de uma série de reuniões com o setor produtivo local, que está ocorrendo nas cidades onde funcionam escolas cidadãs integrais técnicas em todo o Estado. Foram convidados mais de 60 proprietários de hotéis e pousadas do município de Conde; diretores das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECITs) de João Pessoa, Conde, Bayeux, Alhandra e diretores de escolas municipais de Conde. Estiveram presentes também ao simpósio o secretário de Estado da Educação Aléssio Trindade, a presidente da PBTur, Ruth Avelino, a deputada Estela Bezerra, a prefeita de Conde, Márcia Lucena, vereadores do município, o gerente executivo de Educação Profissional da SEE, Américo Falcone; a gerente da 1ª Regional de Educação, Wleika Aragão, e demais auxiliares da SEE e da Prefeitura de Conde.

O secretário Aléssio Trindade agradeceu à prefeita Márcia Lucena e à presidente da PBTur, Ruth Avelino, que apoiaram e encorajaram a realizar essa ação aqui no Conde. “Só vamos conseguir realizar uma educação autêntica, real e direta para uma formação emancipatória, se nós tivermos colaboração, ou seja, se construirmos juntos, pois a educação é para a vida e a vida é de todos”, destacou o secretário.

“Esse cuidar é o desejo que o governador Ricardo Coutinho quer com a educação, com todos os municípios e principalmente com o município de Conde, onde temos um alinhamento com essa visão de emancipação, de desenvolvimento, de protagonismo e de autonomia”, completou.


O secretário apresentou o projeto das escolas cidadãs e ressaltou a expansão feita este ano, que passou de 33 em 2017 para 100 escolas em funcionamento nessa modalidade de ensino na rede estadual. Em seguida, a coordenadora do curso de Hospedagem da Escola João Goulart, da Capital, Adjane Araújo, também fez uma apresentação do currículo dos cursos de Hospedagem, Eventos, Serviço de Bar e Restaurante e Informática, que são ofertados na unidade de ensino, uma das pioneiras da Educação Profissional no Estado, com resultados positivos.



Para a prefeita Márcia Lucena, este é um momento de agradecimento ao governador Ricardo Coutinho e ao secretário Aléssio por estarem trazendo para o Conde um curso técnico numa área que é fundamental para o local, além de uma escola cidadã. “Só vamos sentir o que isso significa depois de algum tempo, pois veremos o efeito na comunidade e na cidade da proposta de uma escola cidadã em tempo integral, com diferencial de metodologia e de projeto. Isso vai ser muito importante para o Conde, pois a escola traz um curso técnico para a área de hotelaria, que é uma área muito forte, pois somos o segundo lugar no Estado em leitos de hotel. Estamos organizando a cidade para ser, de verdade, um destino turístico. Quando isso estiver consolidado, veremos o fluxo do turismo mudar e vir naturalmente para as praias mais bonitas da Paraíba, quiçá, do Nordeste!”, ressaltou a prefeita.

A deputada estadual Estela Bezerra parabenizou toda a equipe da Secretaria da Educação, que vem transformando a política de educação do Estado da Paraíba. “Por meio da educação, desenvolvemos a cidadania e o desenvolvimento econômico. Se nos qualificamos para fazer bem esse serviço aqui, estamos qualificados para qualquer lugar do mundo. Estimular esses alunos a conhecer o que existe de riqueza no seu município e como prestar um bom serviço, despertando neles a vontade de planejar a sua vida para o futuro, é muito transformador! Precisamos mudar a mentalidade das pessoas, para estarem abertas e preparadas para o futuro e isso está se desenhando aqui no Conde”, enfatizou a parlamentar.

Para a presidente da PBTur, Ruth Avelino, o órgão tem o papel de promover e divulgar a Paraíba dentro e fora do Brasil. “Somos responsáveis por mostrar as belezas, os atrativos, os equipamentos, para agentes de viagens, operadores de Turismo e para o público em geral, em todos os Estados brasileiros e também nos países estratégicos e o Conde sempre foi o carro-chefe, depois da Capital, que hoje tem cerca de 12 mil leitos, ou seja, a costa do Conde é o segundo maior parque hoteleiro com quase 5 mil leitos”, comentou Ruth, acrescentando que a iniciativa da SEE é louvável pois o Turismo requer uma mão de obra qualificada.

SECOM PB
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook