Governo do Estado divulga Edital de seleção para o Programa Gira Mundo 2018

O  Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE) divulgou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (12) o edital do processo seletivo para participação no programa de intercâmbio internacional Gira Mundo. As inscrições já podem ser efetuadas no endereço eletrônico http://paraiba.pb.gov.br/educacao. Serão selecionados 200 estudantes da 2a série do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino para participarem do programa de intercâmbio internacional, com vagas destinadas ao Canadá, Argentina, Espanha e Portugal.

Os estudantes selecionados participarão de Curso Preparatório do idioma do país de destino, sendo inglês, espanhol e português. Os estudantes cursarão no país de destino o correspondente a um semestre letivo (com duração em torno de cinco meses), em escolas de Nível Médio do Canadá, Argentina, Espanha e Portugal, com data de embarque prevista para o período de julho a setembro de 2018, considerando as especificidades dos calendários acadêmicos de cada instituição de ensino do país supracitado.

As inscrições são realizadas pelo site http://paraiba.pb.gov.br/educacao/, da Secretaria de Estado da Educação, com preenchimento do formulário eletrônico, no período de 12 de janeiro até as 23h59m do dia 28 de fevereiro de 2018. O aluno deverá preencher corretamente o formulário de inscrição, no prazo estabelecido, e, após a confirmação dos dados e conclusão do preenchimento, deverá anexar no ato da inscrição virtual, o RG e a declaração.

Os requisitos comuns necessários para o aluno participar do processo seletivo são os seguintes: ter no mínimo 14 anos de idade até o dia primeiro de julho de 2018 e no máximo 17 anos até o dia primeiro de julho de 2018; ter cursado o primeiro ano no Ensino Médio regular, normal médio, semi-integral, integral ou médio integral integrado à educação profissional das escolas públicas da Rede Estadual de Ensino da Paraíba em 2017; estar regularmente matriculado no segundo ano do Ensino Médio regular, normal médio, semi-integral, integral ou médio integral integrado à educação profissional das escolas públicas da rede estadual de ensino em 2018; ter obtido, ao longo do primeiro ano do Ensino Médio, a frequência mínima de 85% (oitenta e cinco) nas aulas regulares da escola de Ensino Médio em que esteja matriculado e ter alcançado a média mínima de 7,0 (sete) pontos no desempenho acadêmico escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática, no primeiro ano do Ensino Médio.

O Processo seletivo será realizado em três etapas de caráter classificatório e eliminatório. Além do cumprimento das exigências para inscrição, serão selecionados os estudantes que apresentarem as maiores médias no ano de 2017, distribuídos de acordo com o número de vagas; e ainda serão submetidos a uma prova do idioma do país de destino (Canadá, Argentina, Espanha e Portugal), além da avaliação psicossocial, de caráter eliminatório.

Os estudantes selecionados deverão cursar o Curso Preparatório de Línguas do  Programa “Gira Mundo” oferecido pela SEE; participar da entrevista social, em data, hora e local a ser oportunamente comunicada, ocasião em que deverá apresentar o Termo de Compromisso, Termo de Ciência e Termo de Responsabilidade, preenchidos e assinados pelos pais ou responsável legal; e participar das reuniões requeridas pela Comissão de Seleção, Coordenação do Programa, Diretoria Executiva de Desenvolvimento Estudantil e Secretaria de Educação.

 O estudante classificado e aprovado para o intercâmbio ganhará uma bolsa instalação e cinco bolsas manutenção no valor de R$ 720,00. A primeira será entregue antes do embarque ao país de destino, para cobrir despesas iniciais, e as demais, no decorrer do programa. Eles também terão direito a um seguro de saúde durante o período que estiver residindo no país de destino. A acomodação será em casa de família residente na localidade definida para o intercambista, conforme disponibilidade. 
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook