Circuito Verão Jovem ocupa recesso do calendário escolar dos socioeducandos da Fundac

O recesso do calendário letivo escolar nas unidades socioeducativas da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente ‘Alice de Almeida' (Fundac) pela primeira vez ganhará um novo caráter ocupacional. O Projeto “Circuito Verão Jovem”, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e a Secretaria de Estado da Educação, foi apresentado aos responsáveis pelas unidades socioeducativas e oferecerá, durante este mês de janeiro, atividades artístico-desportivas aos alunos da Escola Socioeducativa Cidadã Integral.



O Circuito Verão Jovem é uma ação da diretória técnica da Fundac, por meio das coordenações de eixos. Trata-se da realização de uma série de atividades de esportes, artes e lazer que ocuparão o recesso do calendário letivo escolar nas sete unidades socioeducativas do estado por meio de oficinas, recreações e gincanas. A ação se justifica pelo fato das atividades artístico-desportivas serem elementos ocupacionais pedagógicos de grande interesse dos socioeducandos, por apresentarem em seu conteúdo subsídios lúdicos práticos e de fácil compreensão.



Segundo Nilton Santos, coordenador do eixo Cultura, Esporte e Lazer, o principal objetivo do projeto Circuito Verão Jovem é preencher a lacuna das férias com ações que estimulem a convivência pacífica dos socioeducandos, bem como promover o bem estar e a saúde mental e física dentro das unidades para cumprimento de medidas; despertando habilidades e valores necessários para que esses jovens em formação se tornem cidadãos integrais, conscientes e dispostos a assumir uma conduta protagonista ao longo das suas vidas.



“O Circuito Verão Jovem pretende aquecer os corações dos jovens, misturando diversão com aprendizado de vida, aliando educação, saúde, esportes e artes com o sentimento de pertencimento à sociedade. Para que isto ocorra, serão organizadas atividades externas de esportes e cultura, através de excursões pedagógicas ao teatro, cinema, planetário, ginásios e museus - equipamentos culturais do Estado, como uma forma de apresentar as instituições culturais acessíveis à população. É preciso mostrar a estes jovens a existência de opções variadas de lazer e que as práticas esportivas e culturais fortalecem as relações de convivência, estimulando o sentido ativo de cidadania, solidariedade e tolerância, criando meios para o diálogo intercultural dos jovens na sociedade” explicou Nilton Santos.



Para Roberta Alencar, coordenadora do eixo Educação, o projeto busca ainda estabelecer relações entre a educação formal e a educação para o lazer como meio privilegiado para o desenvolvimento pessoal e social dos socioeducandos. “Ao tempo em que garante o direito básico ao lazer, busca-se também garantir possibilidades de reflexões sobre as liberdades de escolha, o estímulo à criatividade e também criar estratégias que favoreçam aos adolescentes e jovens internos o conhecimento de si próprios e de suas relações de interdependência com o tecido social do qual fazem parte. O Projeto privilegia o lazer como elemento de mudança e transformação, estimulando sua função como fator de humanização”, disse Roberta.


O Projeto Circuito Verão Jovem envolverá todos os adolescentes internos das unidades socioeducativas e contará com a participação de todos os profissionais das unidades da Fundac, realizando ações internas e externas conforme o perfil do socioeducando. As atividades serão distribuídas por módulos: Curto-circuito; Viagem ao espaço; Papo Mil Graus; Copa Verão de Futebol; Colorindo o Verão; Cine Verão; e Jogada de Mestre, que serão adaptados pela equipe realizadora, seguindo as necessidades de cada unidade socioeducativa.

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