Secretaria de Meio Ambiente segue realizando o Cadastro Ambiental Rural (CAR) até o dia 30 de dezembro

A Prefeitura de Conde, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, segue realizando na sede da SEMAM, o CAR (Cadastro Ambiental Rural) até o dia 30 de dezembro. O objetivo do cadastro é a identificação das informações ambientais das propriedades e posses rurais do município, de forma a desenvolver o planejamento ambiental e o monitoramento das áreas para fortalecer o combate ao desmatamento.

Já foram realizados e entregues 15 cadastros para os proprietários rurais em Capim-Açu, e mais de 30 cadastros realizados nas comunidades de Garapu, Mata da Chica, Paripe e Pituaçu, estão em processo de finalização, até o final de outubro, já eram 93 imóveis cadastrados e até o final do ano, cerca de 150 proprietários estarão com o CAR regularizado. O cadastro é obrigatório para todas propriedades rurais do município, quer sejam elas públicas, privadas, assentamentos da reforma agrária e áreas de povos de comunidades tradicionais que façam uso coletivo do território.

A Secretária do Meio Ambiente, Aurora Costa destacou que “as comunidades atenderam o nosso chamado e estão participando de todas as etapas solicitadas pelo CAR. Além do cadastro realizado na sede da SEMAM, estamos em parceria com a Secretaria de Agropecuária e Pesca e os articuladores do Orçamento Democrático, realizando as visitas em campos para a coleta de dados e os resultados são extremamente positivos”, afirmou.

Para aqueles que não realizaram o cadastro, a Coordenadora do CAR, Andréa Fidele, reforça que “o cadastro é um pré requisito para que o produtor possa ter acesso á emissão de cotas de reserva ambiental e benefícios em programas instituídos pelo governo federal, por isso é tão importante que seja feito o procedimento”, destacou.

De acordo com dados do último Censo Agropecuário do IBGE (2006), existem no município de Conde, mais de 630 estabelecimentos agropecuários. Com a realização do Cadastro Ambiental rural, a Secretaria do Meio Ambiente vai poder atualizar esses dados e fazer o levantamento atual das propriedades rurais no município. Para maiores esclarecimento e realização do cadastro, a sede da SEMAM fica na rua Ouvidío Alves, 277, Centro, e os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook