Secretaria da Educação realiza Seminários Regionais Soma – Pnaic 2018

A Secretaria de Estado da Educação realizou, na última terça (5) e quarta-feira (6), nas 14 Gerências Regionais de Educação (GRE), os Seminários Regionais “Socializando Boas Práticas”. Durante o encontro foram apresentados relatos, expectativas e experiências ligadas ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) por professores das Redes Estadual e Municipal de Educação da Paraíba.

Participaram dos seminários na Paraíba 10.713 educadores, sendo 664 coordenadores e 419 formadores locais, 223 coordenadores locais, 14 coordenadores regionais e 891 articuladores e 79 coordenadores.
O evento foi acompanhado por toda equipe técnica do Comitê Estadual do Pnaic, composto pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e contou com as participações de representantes das Secretarias Municipais de Educação.

“Os seminários são eixos principais da formação continuada de docentes por meio de materiais específicos, que permitam às crianças a consolidação das competências e habilidades de leitura, escrita e matemática. Propondo que a formação continuada seja realizada em serviço, orientada para o diagnóstico de cada sala de aula e a fim de garantir ao professor, segurança e autonomia na utilização de amplo repertório de práticas didático-pedagógicas no campo da alfabetização e do letramento, permitindo-lhe intervir claramente para ajudar a criança progredir no letramento em Língua Portuguesa e Matemática”, explicou a gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da SEE, Marta Medeiros.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, Distrito Federal, Estados e Municípios, desde 2012, para atender à meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.

O Ciclo de Alfabetização deve ser marcado por uma ação pedagógica intencional e progressiva que prepara uma estrutura sólida para novos aprendizados ao longo da vida, objetivando que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade. “Por este motivo, a participação de professores e gestores na formação foi de extrema importância, para garantir o direito à alfabetização plena de todos os estudantes das Redes Estadual e Municipal de Ensino da Paraíba.

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