Profissionais de saúde participam de seminário sobre controle de infecção hospitalar e segurança do paciente

O Seminário Estadual de Segurança do Paciente na Prevenção e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS) está sendo realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta segunda-feira (4), pela manhã e à tarde, no auditório do Centro de Formação de Educadores, em Mangabeira, na capital. Estão participando 120 profissionais de saúde que fazem parte das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIHs) e Núcleos de Segurança do Paciente (NSP), dos hospitais do Estado, cadastrados como prioritários pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O seminário é uma parceria da CCIHs com a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa).

“O evento traz toda uma perspectiva de fortalecimento do controle das IRAS e da política de segurança do paciente que é uma linha que o Governo do Estado já vem adotando. Nós temos Núcleos de Segurança dos pacientes implantados em todas as unidades hospitalares e o evento vem potencializar as atividades destes serviços buscando qualificar os atores que estão envolvidos nestas atividades, seja na área de controle da infecção ou de segurança do paciente,” declarou a secretária executiva de Saúde, Maura Sobreira.

Na primeira palestra do evento, as técnicas da Anvisa, Maria Dolores Santos e Mara Rúbia Gonçalves, falaram sobre as ações nacionais para a prevenção e controle das IRAS e resistência microbiana em serviços de saúde.

“A partir da qualificação dos profissionais das IRAS e dos Núcleos de Controle de Segurança do paciente, teremos melhorias dos serviços referentes à vigilância das infecções hospitalares, principalmente, no que se refere aos antibióticos, além de reforçar os protocolos estabelecidos pela Anvisa”, declarou a gerente operacional de Vigilância Epidemiológica, da Ses, Izabel Sarmento.

Para a coordenadora da Comissão Estadual de Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss), Ana Campanile, o evento oferece uma atualização formativa sobre a nova publicação da Anvisa/MS, e ainda promove um espaço de integração dos profissionais envolvidos nas ações de Prevenção e Controle de IRAS e Segurança e Qualidade no Cuidado ao Paciente. “Queremos mostrar que quanto menos tempo o paciente permanecer no hospital menos risco de infecção ele sofre”. falou.

Programação

Manhã - Temas: Ações Nacionais para a prevenção e controle das IRAS e resistência microbiana em serviços de saúde
Palestrantes: Maria Dolores Santos e Mara Rúbia Gonçalves

Tarde - Temas: Segurança do Paciente, Notivisa, Tecnovigilância e Hemovigilância
Palestrantes: Ana Clara Ribeiro e Leonardo Oliveira Leitão
Todos os palestrantes são técnicos da Anvisa.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook