Porto de Cabedelo finaliza instalação das novas boias sinalizadoras no canal de acesso

O Porto de Cabedelo já conta com 16 novas e modernas boias no seu canal de acesso. Os equipamentos de sinalização náutica vão permitir que navios possam atracar até no período noturno, restrição que existia há mais de 10 anos.
As 16 novas boias são modernas e de última geração, com lanternas de led, num investimento de R$ 2,9 milhões, oriundos de convênio com o Governo Federal. A ordem de serviço foi assinada durante plenária do Orçamento Democrático Estadual, realizada na Praça do Povo do Espaço Cultural, em João Pessoa.

Além da substituição de todas as boias do canal de acesso ao Porto paraibano, também será substituído o farolete luminoso localizado no molhe de pedras. Essas novas lanternas das boias têm potência de 5 milhas náuticas, aproximadamente 9km, enquanto que o novo farolete tem potência de 10 milhas náuticas, aproximadamente 18km.

“A sinalização noturna é um grande passo para o Estado da Paraíba porque trará retorno na economia paraibana, já que o porto vai passar a receber navios 24 horas por dia, viabilizando novas operações e diminuindo os custos dos fretes marítimos, já que nenhum navio terá de esperar para entrar no canal de acesso”, destacou a diretora presidente Gilmara Temóteo.

A instalação do novo equipamento foi feito pelo navio balizador Comandante Manhães, que veio de Natal para a obra. Além da Marinha, também participam da instalação a equipe técnica da Docas-PB e da Suplan.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook