Museu de Artes Assis Chateaubriand é homenageado em sessão especial

Em comemoração ao aniversário de 50 anos do Museu de Artes Assis Chateaubriand (MAAC), com a propositura da presidente Ivonete Ludgério e do vereador Lula Cabral, a Câmara Municipal de Campina Grande realizou na manhã dessa segunda-feira (18) uma sessão especial para homenagear e reconhecer a importância educacional e histórica desse equipamento para a preservação cultural da sociedade e de todo o município.

O Museu foi idealizado pelo paraibano Assis Chateaubriand, que lançou a Campanha Nacional dos Museus Regionais para coletar doações de obras de arte e equipá-lo. O acervo inicial contava com 120 obras doadas por vários segmentos e foi inaugurado no dia 20 de outubro de 1967. Atualmente a Fundação Universitária de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FURNE) ministra o local e conta com 566 obras que são programadas, periodicamente, para exposição aos campinenses.

De acordo com a vereadora Ivonete Ludgério, o museu possui um valor inestimável para toda população da cidade e é um dos equipamentos culturais mais importantes da Paraíba. “A FURNE está de parabéns por administrar essa importante máquina cultural da nossa cidade, a Câmara estará sempre de portas abertas para contribuir com o desenvolvimento da cultura no município”, disse.

O presidente da FURNE, Severino Brasil, destacou a relevância do museu como instrumento democrático na formação educacional dos cidadãos, que garante o acesso à todos para difusão da arte. “Agradecemos pela merecida homenagem ao Museu concedida por essa Casa, isso nos enche de orgulho pelo reconhecimento do que representa todo o trabalho desenvolvido para projetar e difundir o maior acervo de artes de Campina Grande”, agradeceu.

A diretora do Museu, Regina Rocha, retratou sobre a coleção de obras pertencentes ao equipamento, ressaltando a valorização das políticas e dos bens culturais brasileiros e internacionais. “Falar do MAAC é falar de um dos mais importantes equipamentos museológicos do Brasil, com uma coleção de obras representativas da história da arte nacional e estrangeira. Estamos empenhados para criação de uma nova etapa na história da cultura”, finalizou.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook