Mais de cem artesãos participam da I Feira das Habilidades Manuais até sábado, em João Pessoa

Foi aberta nesta quinta-feira (21), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, a I Feira Natalina das Habilidades Manuais do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP)/Secretaria do Turismo e do Desenvolvimento Econômico. Ao todo, participam do evento, que ocorrerá até sábado (23), 103 artesãos de cidades como João Pessoa, Campina Grande e Guarabira.

Além de produtos utilitários, acessórios, brinquedos e joias, outra atração da Feira Natalina das Habilidades Manuais são as apresentações culturais voltadas para o público infantil, que contarão todos os dias com a presença de Papai Noel. O horário de visitação é das 15h30 às 20h.

A gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Lu Maia, destacou que a realização da Feira Natalina das Habilidades Manuais é o reconhecimento do PAP a essa tipologia que vem crescendo em todo o Estado. “As habilidades manuais têm o diferencial da originalidade, produtos feitos de forma muito peculiar pelos artesãos, o que tem conquistado as pessoas que visitam nossas feiras”, acrescentou.

“São produtos utilitários: pano de prato, pesinhos para porta, toalhas, joias, com preços bem mais em conta do que em qualquer loja, uma grande oportunidade de se presentear com originalidade neste natal”, prosseguiu Lu Maia.

Expectativa – A arquiteta Valéria Antunes aprendeu a confeccionar acessórios utilizando como matérias-primas o sisal e o rami ainda em Ipameri, interior do estado de Goiás. Ela destaca que participar de um evento como a Feira das Habilidades Manuais é uma oportunidade de expor o seu trabalho. “É uma vitrine para o reconhecimento do nosso trabalho e uma excelente oportunidade não apenas para os turistas, mas também para o consumidor local, principalmente nesta época do ano”, afirmou.

A artesã Raimunda Soares, de João Pessoa, utiliza as técnicas de vagonite em fita e vagonite em linha para confeccionar panos de prato. Ela conta que, mesmo sendo a primeira vez da Feira Natalina das Habilidades Manuais, as expectativas são as melhores possíveis. “São produtos feitos por mim e pelos colegas com muita originalidade, carinho e qualidade. Além disso, estamos expondo em um lugar muito centralizado, de fácil acesso, o que faz a gente ter esperança em boas vendas.

Outro destaque é o artesão Castor Morgado. Há quase 50 anos, Castor aprendeu com um coreano a confeccionar joias utilizando aço cirúrgico. “Esses eventos promovidos pelo Programa do Artesanato paraibano representam uma excelente oportunidade para quem já está na estrada há muito tempo e também para quem está começando. Fico feliz pelas vendas, mas também pelo reconhecimento do meu trabalho pelo público”, completou.

Para a estudante Maria Clara Meira, a realização da I Feira Natalina das Habilidades Manuais torna ainda mais conhecida a cultura paraibana. “Percebo que são produtos elaborados com muita criatividade e de forma muito peculiar, aproximando a cultura da população, além de ser uma oportunidade de renda extra para esses trabalhadores”, finalizou. 


Serviço: I Feira Natalina das Habilidades Manuais

Período: de 21 a 23 de dezembro de 2017
Local: Espaço Cultural José Lins do Rêgo
Horário: 15h30 às 20h
Entrada: Gratuita
Compartilha via Whatsapp

Sobre TV AgoraPB

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook